Topo

Avaí

Zagueiro do Avaí é flagrado em festa clandestina durante lockdown em SC

Zagueiro Alemão, do Avaí, em festa em SC - Reprodução/Mancha Azul
Zagueiro Alemão, do Avaí, em festa em SC Imagem: Reprodução/Mancha Azul

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

01/03/2021 12h38Atualizada em 01/03/2021 15h39

O zagueiro Fágner Alemão, do Avaí, foi flagrado na tarde de sábado (27) em uma festa clandestina no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis. A festa com aglomeração acontecia de forma clandestina durante o lockdown vigente no fim de semana em razão da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina), existiam 200 pessoas na festa. O nome do atleta de 30 anos não foi divulgado pela corporação, mas o Avaí e a Mancha Azul — torcida organizada do clube — confirmaram a presença do zagueiro no evento.

A assessoria de comunicação do Avaí informou apenas que o caso "foi tratado internamente". O zagueiro não chegou a ser isolado pelo clube por causa da presença da festa. Ele treinou normalmente na manhã de hoje, no CT (Centro de Treinamento) da Ressacada.

A reportagem do UOL buscou contato com Alemão, mas o clube informou que o zagueiro falaria somente com autorização da diretoria. O defensor ainda não se pronunciou nas redes sociais.

No início da tarde de hoje, o diretor de futebol do Avaí, Marco Aurélio Cunha, comentou o caso. Ele explicou que o zagueiro estava no aniversário de um amigo e que não sabia sobre a quantidade de pessoas na festa.

"O Alemão esteve numa festa de um amigo, que era aniversário, não sabia quantas pessoas iriam. Obviamente sempre tem alguém que filma e sempre o que filma também estava lá. Já conversamos, o assunto está totalmente resolvido. Ele segue todos os padrões de segurança. Hoje mesmo todos fizeram exame de covid para o jogo de quarta-feira [3]. Ele treinou normalmente. Aqui a gente não tem porque ficar punindo jogadores que são importantes para a equipe em casos absolutamente esclarecidos. A gente vê muita gente andando pela rua, a gente vê a Beira-Mar lotada. Mas a gente foca muito os atletas de futebol, até porque são exemplos", declarou.

Evento gerou BO

A PMSC informou que a festa dispersada no bairro Saco dos Limões acontecia em uma casa. O flagrante aconteceu por volta das 17h de sábado. Além da aglomeração, o espaço possuía show ao vivo e pessoas sem uso de máscaras e distanciamento social.

Após a dispersão, um Boletim de Ocorrência foi registrado contra os donos do imóvel com base no artigo 268 do Código Penal (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa), respondendo a um termo circunstanciado.

Torcida pede saída do zagueiro

Mesmo sendo titular ao lado de Betão na zaga, Alemão não escapou de fortes críticas da Mancha Azul, a mais tradicional torcida organizada do Avaí.

Nas redes sociais, os torcedores lembraram que o flagrante acontece na semana do clássico contra o Figueirense, pela terceira rodada do Campeonato Catarinense. A partida está prevista para as 20h30, na Ressacada.

O Avaí venceu a primeira partida do estadual na primeira rodada, mas não viajou a Chapecó para enfrentar ontem a Chapecoense por causa do colapso do sistema de saúde do município do Oeste.

A torcida ainda lembrou que o descumprimento das normas pelo zagueiro ocorre em meio a internação de um funcionário do clube com covid-19.

"É inadmissível a falta de respeito que tratam a instituição Avaí FC Sem comando, sem leis, sem regras, mais uma vez assistimos o desleixo de jogadores para com o Avaí. Em um momento onde jogos são cancelados devido a pandemia da covid-19, onde existe funcionário (a) internado em estado grave por essa moléstia que atinge a todos, nos deparamos mais uma vez com esse tipo de situação esdrúxula", diz um trecho da nota.

Em semana de clássico que para nós é o jogo mais importante desse campeonato, esses irresponsáveis estão mais uma vez arrastando o nome do maior clube de SC para a latrina de onde eles vieram! (...) Esses "atletas" que nada tem de profissionais, deverão ser desligados imediatamente do Avaí FC e nunca mais vestir nosso manto!", completa a nota da torcida.

Pandemia em SC

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem pelo governo catarinense, há 670.603 pessoas com teste positivo para covid-19. Dessas, 629.384 são consideradas recuperadas e 33.861 continuam em acompanhamento. São 7.358 óbitos até ontem.

Quanto aos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), há 1.575 ativos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o estado, sendo 1.452 ocupados. A taxa de ocupação geral é de 92,2%, existindo 123 leitos livres.

Avaí