Topo

São Paulo

Retrospecto do 1º turno em reta final daria título brasileiro ao São Paulo

Luciano, atacante do São Paulo, comemora seu gol contra o Grêmio, na Arena do Grêmio, pelo Brasileirão 2020 - Pedro H. Tesch/AGIF
Luciano, atacante do São Paulo, comemora seu gol contra o Grêmio, na Arena do Grêmio, pelo Brasileirão 2020 Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Leandro Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

18/02/2021 04h00

1%. Essa é a probabilidade de o São Paulo superar Internacional e Flamengo para ficar com o título do Campeonato Brasileiro, de acordo com matemáticos. A chance é pequena, é verdade, mas ela existe. E o Tricolor tem um motivo extra para acreditar na improvável conquista: o retrospecto.

Caso os resultados do primeiro turno se repetissem na reta final do Brasileirão, a taça ficaria no Morumbi. Ao todo, são cinco jogos que podem mudar a sorte do São Paulo na competição.

O que o São Paulo precisa para ser campeão?

  • Vencer os três jogos que faltam -- Palmeiras, Botafogo e Flamengo;
  • Torcer por um empate entre Flamengo x Inter, pela 37ª rodada (qualquer outro resultado não serve);
  • Torcer por uma derrota do Inter diante do Corinthians, pela 38ª rodada. Em caso de empate entre as equipes, o São Paulo só ficaria com o título caso tirasse uma diferença de nove gols de saldo.

A combinação parece complicada, mas aconteceu justamente há poucos meses. Relembre:

  • Palmeiras 0 a 2 São Paulo (15ª rodada)
  • São Paulo 4 a 0 Botafogo (18ª rodada)
  • Flamengo 1 a 4 São Paulo (19ª rodada)
  • Internacional 2 a 2 Flamengo (18ª rodada)
  • Corinthians 1 a 0 Internacional (19ª rodada)

Em uma eventual repetição desses resultados, o São Paulo finalizaria o Brasileirão com 71 pontos — neste cenário, à frente de Inter (70) e Flamengo (69).

Vale lembrar que o São Paulo já chegou a ter mais de 80% de chances de faturar o Brasileirão. A equipe fechou 2020 com sete pontos de vantagem na liderança, restando 11 rodadas para o fim da disputa.

O Tricolor, no entanto, viu a sorte virar em 2021 e amargou uma sequência de sete jogos sem vitória no Brasileiro, o suficiente para ser ultrapassado pelos concorrentes.

Atualmente, o Inter lidera o Brasileiro com 69 pontos, um a mais que o vice-líder Flamengo. O São Paulo, com um jogo a menos em relação aos rivais, é o quarto colocado, com 62.

São Paulo