Topo

Internacional

Elogios, chance de título e fim de contrato: o futuro de Abel no Inter

Abel Braga comanda o Inter de olho na disputa pelo título do Brasileiro - Ricardo Duarte/Inter
Abel Braga comanda o Inter de olho na disputa pelo título do Brasileiro Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/02/2021 15h46

Abel Braga não conquistou apenas a direção, mas também o grupo do Inter. Repetidamente elogiado pelos atletas por seu estilo de comando, o treinador vive dias importantes no comando do Colorado. Com chance de ganhar mais um título muito importante para história vermelha, ele vê se aproximar o fim de seu contrato.

Abel assinou com Inter em novembro, substituindo Eduardo Coudet, que pediu demissão para trabalhar no Celta, da Espanha. Pela relação que tinha com a direção anterior, cujo presidente era Marcelo Medeiros, não exigiu multa rescisória no vínculo ou mesmo colocou qualquer cláusula de renovação por objetivos.

A direção que venceu a eleição, capitaneada por Alessandro Barcellos, logo de cara tratou de conversar com o treinador. Percebendo evolução no time após oscilação inicial, o mandatário atual queria sentir como estava o vestiário e as relações do elenco.

Barcellos ficou impressionado com a liderança de Abel. Viu um grupo feliz, um time que tinha entendido e "comprado" as ideias do treinador e acreditou que o crescimento seguiria. Reunido com Abel Braga, num momento de ameaça de troca, ambos concordaram que o trabalho teria que seguir ao menos até o fim da temporada.

"Eu nunca tinha trabalhado com Abel. Encontrei um cidadão, um treinador e uma pessoa maravilhosa. Ele tem uma capacidade de agregar muito grande, é o forte dele, junto com capacidade técnica e conhecimento de futebol. É um treinador que se sente à vontade no Beira-Rio, no Inter, e isso facilita demais o trabalho dele. A gente nota como ele está entusiasmado, e isso contagia o grupo. A química está dando certo. Quando assumimos, mesmo com compromissos de rupturas e mudanças, percebemos isso e o Inter é nosso maior objetivo. Vimos que o clima é muito bom", disse Barcellos ao UOL Esporte em janeiro.

Abel é repetidamente citado como principal pilar do momento vivido pelo Inter. O Colorado pode ser campeão brasileiro, saindo de um jejum de 41 anos na competição, se vencer o Flamengo, neste domingo.

"A história fala por si só. O Abel é um grande treinador, conseguiu feitos em vários clubes, mas no Inter é especial. Ele tem uma liderança nata, quando ele chega a gente vê uma mistura de líder, paizão, um cara que segura a bronca mesmo. Ele chegou num momento importante e nunca se omitiu deste desafio. Sempre nos incentivou, teve uma hora que virou a chave, achou a forma do time jogar numa estratégia dele, e sempre acreditando no que podíamos dar. E está aí o resultado, brigando pela liderança e a dois jogos de poder conquistar o título", disse Marcelo Lomba.

Porém, durante a campanha que o levou ao cargo máximo do Inter, o presidente e seu Conselho de Gestão acertaram a contratação do espanhol Miguel Ángel Ramírez, que se despediu do Independiente del Valle e aguarda a conclusão do acordo. Ele, inclusive, rejeitou aproximações de outros clubes brasileiros pelo que está apalavrado com o Colorado.

A direção vermelha não é definitiva. Com foco na busca da taça, o comando só dará passos mais firmes sobre a próxima temporada depois de definir seu futuro na atual.

Assim, Abel, campeão ou não nos próximos jogos, vive os últimos dias de seu contrato, cujo prazo vence com o fim do Brasileirão. Poderá sair com mais uma taça e novamente marcado na história do clube pelo qual quebrou o recorde como técnico que mais esteve no reservado.

Internacional