Topo

Fluminense

Marcão exalta vitória com boa atuação: 'É esse Fluminense que a gente quer'

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/02/2021 00h43

O Fluminense venceu o Bahia e conquistou sua terceira vitória seguida no Campeonato Brasileiro, o que não acontecia desde 2016. Mas mais do que isso, jogou bem novamente. O técnico Marcão valorizou a boa atuação da equipe, que entrou de vez na briga por uma vaga para a fase de grupos da Libertadores.

"Foi um grande jogo, mais uma vez vamos valorizar o grupo, a entrega de todos. Sabíamos que o jogo seria muito difícil. A gente sabia que eles precisavam da vitória para sair dessa situação. Os meninos entraram focados, pegaram um Bahia concentrado, mas defensivamente fomos muito fortes, jogamos juntos e fomos premiados com um grande jogo também no ataque. Foi um jogo de coração, entrega e humildade. É esse Fluminense que a gente quer ver", declarou o técnico.

Marcão também explicou as substituições de Fred e Luiz Henrique no início da segunda etapa. Como a dupla era destaque do Tricolor no jogo, a mexida foi bastante criticada. O treinador alegou o desgaste pela sequência de jogos.

"A gente veio de um jogo muito forte no fim de semana, menos de 72 horas entre as partidas, a gente sabia que precisaria de outros jogadores durante o jogo. O Luiz Henrique fez algumas jogadas de longa distância, tentamos que ele ficasse um pouco mais tempo, mas ele não conseguia. [Sobre] O Fred também pensamos da mesma maneira. Era muito desgaste. A gente privilegiou a bola parada também, mantendo o Lucca. Por isso não tentamos o John Kennedy ali, e só depois quando o Lucca também já tinha dado tudo que podia", disse.

As boas atuações do camisa 9 e de Nenê foram alvos de elogios do treinador. A dupla de veteranos liderou o time em campo mais uma vez.

"São grandes jogadores, acostumados com grandes jogos. Faltam poucos jogos para o fim da competição e a gente precisa deles dois para ajudar os meninos, levantar o vestiário e dar toda a experiência que a situação precisa. Quem estiver em campo vai fazer o melhor para ajudar. Em alguns jogos, naturalmente, precisaremos optar por um ou outro, alguém jogar menos, faz parte pela idade e pelo campeonato muito difícil".

Além dos experientes, Marcão também rasgou elogios aos jovens. Calegari, Martinelli e Luiz Henrique, autor do gol, já caíram nas graças da torcida.

"São realmente três destaques. O Calegari fez uma partida de alto nível. Entrega, posicionamento. Sempre pega um velocista. Evolução muito grande em um Campeonato Brasileiro. Tem muita coisa legal para esse menino, estamos felizes demais com ele no clubes. O Martinelli parece que tem 30 anos pela capacidade e leitura de jogo. O Luiz Henrique taticamente nos ajuda bastante, hoje foi premiado com o gol que nos garantiu a vitória. São ótimos meninos e estão vindo outros que podem ajudar nossos guerreiros a conquistar nossos objetivos", disse.

Confira outras respostas de Marcão na coletiva:

Mudanças na equipe

"Em alguns jogos vamos sofrer, ser pressionados. Temos que fazer escolhas. O técnico adversário optou por colocar o time para a frente, e nós seguramos bem. Optamos por colocar jovens, jogadores mais frescos. Independente da idade até, hoje precisamos tirar o Luiz Henrique, que é jovem. Eles ajudam dentro e fora de campo e são muito importantes para o grupo".

Lucca

"Legal falar sobre o Lucca. É um cara muito tático. Se a gente observar os movimentos dele, é um cara de muita entrega e compromisso. Contra o Botafogo, ele reclamou dele mesmo, que estava abaixo tecnicamente. Mas nos ajudou muito taticamente. Nos dá opções jogando por dentro, pelos lados. Ele tem um comprometimento incrível. Tanto ele quanto o Luiz (Henrique) foi muito bem."

Mudanças táticas na equipe

"A gente corrigiu alguns pontos, as linhas estão mais próximas. Equilibramos as ações com os volantes mais posicionados. Aberto pelos lados, eles conseguem manter Fred e Nenê por dentro. A manutenção das linhas, com os volantes dando suporte melhor para as linhas defensivas, faz a gente ficar mais jogos sem tomar gol. É importante porque a gente sabe que com a nossa produção lá na frente uma hora a bola vai entrar."

Libertadores

Agora o que vem desenhando, temos que pensar. É jogo a jogo. Quarta que vem temos um jogo dificílimo contra uma grande equipe que vem brigando pelo título. Tenho certeza que o Fluminense está muito forte e focado nos nossos objetivos.

Fluminense