Topo

Atlético-MG

Atlético-MG atende Sampaoli e busca veteranos no mercado da bola

Hulk assina contrato de dois anos com o Atlético-MG e receberá premiações e bônus altos no clube - Divulgação/Atlético-MG
Hulk assina contrato de dois anos com o Atlético-MG e receberá premiações e bônus altos no clube Imagem: Divulgação/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

03/02/2021 04h00

Por diversas vezes Jorge Sampaoli, principalmente após os tropeços do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro, chegou a dizer que o elenco disponível era "jovem" e cobrava reforços. Na semana passada, a diretoria alvinegra garantiu para a temporada 2021 seu primeiro reforço; o atacante Hulk, de 34 anos. Com vasta bagagem internacional e passagem pela seleção brasileira, o atleta se encaixa perfeitamente nas características solicitadas pelo treinador. O jogador vai acompanhar hoje (3) o jogo contra o Goiás, às 21h30, no estádio da Serrinha, pela 34ª rodada do Brasileirão.

O comandante argentino também indicou a contratação do seu compatriota Nacho Fernández, do River Plate. Para liberar o meia-atacante de 31 anos, que tem atuado mais como articulador, os Millonarios pediram ao Galo US$ 8 milhões (R$ 42,99 milhões na cotação atual).

O valor é considerado elevado, mas os mineiros contam com aporte de um grupo que faz parte da atual gestão. O quarteto formado por Rafael Menin, Renato Salvador, Ricardo Guimarães e Rubens Menin auxilia o clube na busca por reforços e até em questões financeiras do cotidiano, como pagamento de salários ao elenco. As negociações são conduzidas pelo diretor-executivo de futebol, Rodrigo Caetano. O dirigente tem a autorização do clube para se aproximar de um acordo pela chegada de Nacho Fernández à Cidade do Galo.

A intenção de Sampaoli é aumentar ainda mais a média de idade do Galo, que na temporada 2021 terá competições "cascudas" para disputar, como as nacionais — Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil — e, provavelmente, a Copa Libertadores, já que, de acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Galo já está garantido na próxima edição do torneio.

A média de idade atual no elenco principal do Atlético-MG é de 26,8 anos, a quinta maior entre os 20 clubes da Série A do Brasileirão. Dos times que lutam pelo título na competição nacional, o Galo tem a média mais alta — Inter (25,4 anos), Flamengo (25,7 anos) e São Paulo (25,9 anos).

Dos 11 jogadores considerados titulares, que têm presença mais frequente na escalação inicial atleticana, sete possuem entre 24 e 35 anos, o que representa 64% dos atletas. Entre eles estão Everson (30 anos), Réver (35), Júnior Alonso (27), Jair (26), Nathan (24), Sasha (28) e Keno (31), esse último sem previsão de volta aos gramados, já que sofreu lesão grave no cotovelo. Além deles, o chileno Eduardo Vargas, contratado em novembro passado, tem 31 anos e foi titular em dez de suas 11 partidas pelo time.

FICHA TÉCNICA:

GOIÁS x ATLETICO-MG

Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio da Serrinha, em Goiânia (GO)
Data e horário: 3 de fevereiro de 2021 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
Assistente: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

GOIÁS: Tadeu; David Duarte, Fábio Sanches e Heron; Taylon, Ariel Cabral, Lordelo, Shaylon e Jefferson (Douglas Baggio); Rafael Moura e Fernandão. Técnico: Glauber Ramos

ATLÉTICO-MG: Everson; Guga, Réver, Júnior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Allan e Hyoran; Savarino, Sasha e Eduardo Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli

Atlético-MG