PUBLICIDADE
Topo

Santos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Santos era candidato ao descenso? Blogueiros viralizam e contam o que mudou

Matéria do UOL Esporte com previsão do Santos lutando contra o rebaixamento viralizou - Reprodução/UOL Esporte
Matéria do UOL Esporte com previsão do Santos lutando contra o rebaixamento viralizou Imagem: Reprodução/UOL Esporte

Do UOL, em Santos (SP)

14/01/2021 16h19

Resumo da notícia

  • Matéria do UOL Esporte com palpite dos blogueiros sobre o Santos viralizou
  • Alguns dos colunistas colocaram o Peixe como candidato ao rebaixamento
  • Perrone: "Meu comentário foi atropelado pelo Santos, assim como Boca e Grêmio"
  • "Cuca acertou a mão com a molecada", disse o santista Milton Neves

Santos candidato ao rebaixamento no Brasileirão? O palpite que hoje soa improvável feito por parte considerável da imprensa brasileira, incluindo alguns colunistas do UOL Esporte, viralizou nas redes sociais depois de o Peixe carimbar uma vaga na grande decisão da cobiçada Copa Libertadores, na noite de quarta (13), após vitória sobre o Boca Juniors, por 3 a 0, na Vila Belmiro.

De fato, pensar em final de Libertadores em agosto de 2020 não parecia condizer com o momento do clube, que dias antes do Brasileirão trocou o português Jesualdo Ferreira por Cuca e acumulava problemas extracampo. O pacote de caos incluía presidente afastado, proibição de contratação de jogadores por parte da Fifa, salários atrasados, polêmica na contratação (e desistência) de Robinho, além de surto de covid no elenco e comissão técnica.

No entanto, o Peixe deu a volta por cima com o novo comandante do vestiário, foi avançando com propriedade no torneio sul-americano e hoje ainda vive situação confortável na Série A — é o nono, bem distante do Z4.

No início desta quinta-feira, um print com o título da matéria "Com Santos, blogueiros apontam candidatos ao rebaixamento no Brasileirão", veiculada no dia 8 de agosto de 2020, data do início da Série A, viralizou nas redes sociais. Resolvemos, então, dar a palavra aos próprios blogueiros que colocaram o Santos como um dos concorrentes ao descenso.

O que aconteceu com suas previsões? E por que o Santos mudou tanto em alguns meses? Eles tentaram explicar. Confira abaixo:

Eu escrevi exatamente o seguinte no dia 6 de agosto, quando a equipe do UOL Esporte me pediu as previsões do Brasileiro: O Santos tem times fracos há algum tempo e está brincando com a sorte também há algum tempo. O que aconteceu ano passado foi um milagre de Sampaoli. A realidade, a meu ver, é jogar para se manter na Série A. Naquele momento, essa era a realidade do Santos, com Jesualdo Ferreira. No dia 7, Cuca foi contratado. Esta simples notícia já seria suficiente para que eu não colocasse o Santos na lista de times que lutariam para não cair, pois considero Cuca um bom técnico, que entende bem a realidade e as necessidades do futebol brasileiro. Eu diria que o Santos faria um campeonato sem sustos, de meio de tabela. Atualmente, o Santos é o nono colocado. Isso me parece ser "meio de tabela". O que aconteceu na Libertadores não estava nos sonhos nem do mais otimista dos santistas. Se o clube continuar brincando com a sorte, com administrações caóticas e irresponsáveis, uma hora essa conta vai chegar. Se a rota for ajustada, o Santos não passará sustos e ainda poderá conseguir coisas grandes - como está conseguindo em 2020/21, contra todos os prognósticos. Olhando para o elenco santista e a situação extracampo, minha leitura de seis meses atrás era aquela. A prática, logicamente, nos mostrou que aqueles jogadores são melhores do que eu pensava. E Cuca, que vinha de um trabalho esquisito no São Paulo, mostra que, quando tem um elenco condizente com suas características como treinador, faz ótimas campanhas.
JULIO GOMES

O que deu errado na previsão foi a junção de dois fatores: bom trabalho de Cuca e força da base santista. Eu deveria estar mais atento.
MENON

Sabem o que mais me assustou na turbulência santista do meio do ano? As saídas do Everson e do Sasha via Justiça do Trabalho. Pensei que viraria efeito dominó e em pouco tempo o Santos estaria convocando meninos do Sub-15 para jogar o Brasileirão. Mas, mesmo com toda bagunça interna, essa situação foi contornada, Cuca acertou a mão com a molecada, Marinho passou a comer a bola e o Peixe tem grandes chances de, assim como em 2002, levar uma importantíssima taça com um time totalmente desacreditado.
MILTON NEVES

O que aconteceu? Simples, meu comentário foi atropelado pelo time de Cuca, assim como Boca Juniors e Grêmio.
PERRONE

No início do Brasileiro, o Santos seguia todo o roteiro de times grandes que brigam para não ser rebaixamento. Vivia uma crise financeira e institucional que quase levou a uma debandada do elenco - no final só saíram Sasha e Everson - e seu presidente era questionado no clube - acabou destituído. A diferença é que, ao contrário de outros grandes, o Santos transformou a tormenta em arco-íris graças ao trabalho de Cuca, de jogadores como Marinho e Soteldo e dos meninos da Vila. Cabe aos analistas ajoelharem no milho reconhecendo o erro de sua análise no início do campeonato por perceberem que o Santos é capaz de se virar em situações difíceis..
RODRIGO MATTOS

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Santos