PUBLICIDADE
Topo

Brasileirão - 2020

Com Santos, blogueiros apontam candidatos ao rebaixamento no Brasileirão

Santos, do presidente José Carlos Peres, é apontado como candidato ao rebaixamento - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Santos, do presidente José Carlos Peres, é apontado como candidato ao rebaixamento Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Do UOL, em Santos (SP)

08/08/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Blogueiros apontam quais times são favoritos ao rebaixamento no Campeonato Brasileiro
  • A maioria dos jornalistas colocou o Santos, que agora terá Cuca como técnico, na lista
  • Sport, Coritiba, Atlético-GO, Botafogo e Vasco foram outros citados pelos colunistas
Classificação e Jogos

A tão esperada Série A do Campeonato Brasileiro de 2020 começa hoje (8), com três jogos agitando a primeira rodada: Fortaleza x Athletico-PR, às 19h, no Castelão; Coritiba x Internacional, 19h30, no Couto Pereira; e Sport x Ceará, na Ilha do Retiro, às 21h.

Dos times que entram em campo hoje, alguns deles foram citados pelos colunistas do UOL Esporte como possíveis candidatos ao rebaixamento. Veja quem eles colocam como equipes favoritas a figurar na Série B em 2021.

ANDRÉ ROCHA

Se manter na Série A para quem vem da B é sempre complicado. O "novato" Red Bull Bragantino é o que parece com mais chances de fazer uma transição sem grandes sustos, podendo até aspirar à primeira metade da tabela. Mas Sport, Coritiba e Atlético-GO terão que lutar para seguir na "elite". Vasco, Fluminense e Botafogo correm riscos pelas dificuldades financeiras que certamente aumentarão com a pandemia. Podem sofrer até mais que Fortaleza e Goiás, que foram bem em 2019, e Ceará, que sobreviveu no ano passado e ganha moral com a conquista da Copa do Nordeste. O Bahia, derrotado, não pode se perder e entrar no "grupo de risco".

Leia o blog do André Rocha.

DANILO LAVIERI

Como já estamos acostumados a ver nos outros anos, os times que subiram recentemente da Série B para a A são os que mais lutam contra o rebaixamento: Sport, Coritiba e Atlético-GO. Por adaptação financeira e técnica, os times que estavam na Segunda no ano passado chegam à elite com o objetivo de conseguir ficar longe da zona. A grande exceção é o Red Bull, que subiu o ano passado e chega à elite com capacidade de brigar por vaga entre os intermediários. Botafogo e Fluminense precisam ficar espertos para não se aproximarem muito do Z-4 e, na hora H, ver a pressão dificultar a luta contra a queda.

Leia o blog do Danilo Lavieri.

JULIO GOMES

Aqui ficam todos os outros. Acredito que Fluminense, Bahia e Fortaleza farão um campeonato sem sustos. Entram para não cair, mas não vão cair e eventualmente podem sonhar com algo melhor lá em cima, se mais vagas na Libertadores forem abertas.

Os outros oito (Vasco, Botafogo, Sport, Ceará, Coritiba, Atlético-GO, Goiás e Santos) jogam para não cair.

Vasco e Botafogo estão sempre batendo na trave e não será diferente, falta dinheiro, gestão, plantel. É o "novo normal" destes gigantes e o Fluminense já faz parte deste grupo, apenas acho que esteja melhorzinho em 2020.

O Santos tem times fracos há algum tempo e está brincando com a sorte também há algum tempo. O que aconteceu ano passado foi um milagre de Sampaoli. A realidade, a meu ver, é jogar para se manter na Série A.

Leia o blog do Julio Gomes.

MARCEL RIZZO

Sport, Atlético-GO, Coritiba, Goiás e Vasco

O Vasco entra na cota de "grande que se atrapalha", sempre tem um. Mas vamos ver como o Ramon vai montar esse time. A pandemia pode embaralhar um pouco mais desempenhos e equilibrar mais o campeonato. Deixo de fora dessa lista os cearenses porque acho que podem brigar para G10 esse ano.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MENON

Atlético Goianiense, Sport, Coritiba, Santos e Goiás.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

Vou citar apenas os "ex-grandes" que correm riscos: Botafogo, Fluminense, Vasco e Santos.

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

Atlético Goianiense, Goiás, Sport, Coritiba e Santos.

Não é crível que a diretoria do Santos consiga estancar o derretimento do time provocado pela acidez de suas dívidas. Enfraquecido, o clube imortalizado por Pelé precisa de uma reviravolta para não deixar o pequeno grupo dos que nunca foram rebaixados no Brasileirão.

Leia o blog do Perrone.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Atlético Goianiense, Ceará, Sport, Fortaleza, Botafogo e Vasco.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

RODRIGO MATTOS

Sport - Tem a pior situação financeira da Série A e tende a se esfacelar na disputa do Brasileiro.

Coritiba - Apesar de ter um técnico interessante em Eduardo Barroca, ainda é muito falho na defesa. Ou seja, tende a sofrer diante de times com maior força.

Atlético-GO - Time modesto para o padrão da Série A. Tenta evitar a síndrome de ioiô na Série A

Santos - Clube se esfarela na gestão de José Carlos Peres, com troca de técnico de última hora, salários atrasados e ameaça de debandada do elenco. Se a crise fora de campo arrefecer, deve escapar tranquilo da Série B. Em caso contrário, pode repetir Cruzeiro.

Vasco - Seu time titular é de meio de tabela, pois tem zagueiros e goleiro de nível ok, além de um bom atacante. Há uma dúvida sobre Ramon, técnico estreante, e a como a estrutura do clube vai reagir, ainda mais em um ano eleitoral.

Botafogo - Clube em franca crise financeira que não paga salários. Tem um elenco modesto reforçado por duas estrelas internacionais que são incógnitas em termos de rendimento.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.