Topo

Libertadores - 2020

OPINIÃO

Palmeiras ou Santos? Blogueiros dizem se há favorito para a grande decisão

Soteldo comemora gol do Santos contra o Boca Juniors na semifinal da Libertadores - Andre Penner ? Pool/Getty Images
Soteldo comemora gol do Santos contra o Boca Juniors na semifinal da Libertadores Imagem: Andre Penner ? Pool/Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

14/01/2021 11h27

A final da Copa Libertadores de 2020 será brasileira. Depois de o Palmeiras eliminar o River Plate na terça-feira (12), ontem (13) foi a vez de o Santos fazer bonito na Vila Belmiro, vencer o Boca Juniors por 3 a 0 e se garantir na grande decisão.

E agora? Existe algum favorito para a finalíssima? Ou quando os times entrarem em campo será 50% a 50%? Os colunistas do UOL Esporte fizeram suas análises. Confira:

Sem favorito. Um clássico estadual, no Maracanã, decidindo o principal torneio do continente. É simbolicamente tão grande que equilibra todas as forças.
ANDRÉ ROCHA

O exercício da adivinhação costuma ser cruel no futebol, ainda mais numa decisão. O momento mostra que o Santos chega mais organizado como equipe, mas Palmeiras tem grupo mais forte e experiente. Certeza de final muito equilibrada.
ANDREI KAMPFF

A final não tem favorito no aspecto técnico, mas, no aspecto físico, o Santos chegará mais descansado até o dia 30. Não só por ter jogado menos no ano porque foi eliminado do Paulista e da Copa do Brasil, mas também porque joga uma vez a menos neste período e contra adversários que exigem menos.
DANILO LAVIERI

Entre Santos e Palmeiras raramente haverá favorito. Ainda mais numa decisão dessas. Hoje, o Santos está moralmente mais forte. Daqui a 15 dias não sei. Vai que o Palmeiras atropela Grêmio, Corinthians e Flamengo. Agora, e se perder um, dois, os três jogos? O Santos está leve e solto. O Palmeiras não.
JUCA KFOURI

Não há como apontar favorito. Passamos o ano todo apontamos o adversário do Santos como favorito, é o Santos sapecou todo mundo. É verdade que, no papel, o elenco do Palmeiras é mais completo. Mas é um jogo só e ninguém mais tem direito de duvidar do Santos.
JULIO GOMES

Santos joga melhor neste momento e tem um jogador decisivo em Marinho. Palmeiras tem um elenco mais qualificado, que dá a Abel Ferreira condições de montar um time para a final que possa igualar desempenho ou até superar, como fez com o River na Argentina. Há equilíbrio.
MARCEL RIZZO

Eu não vejo favorito para a decisão. O Palmeiras tem melhor e maior elenco? Pode ter ajudado durante a competição, agora não. É um jogo só. Dois bons times. Sem favoritos.
MENON

Alan Empereur agradece aos céus após classificação do Palmeiras à final da Libertadores - AMANDA PEROBELLI / POOL / AFP - AMANDA PEROBELLI / POOL / AFP
Imagem: AMANDA PEROBELLI / POOL / AFP

Por tudo que aconteceu nas semifinais, o Santos chega com muito mais moral para a decisão do Maracanã. A preocupação lá pelos lados da Vila é com o elenco mais curto que o do rival. E se a equipe da Baixada perder Marinho ou Soteldo para essa final em jogo único? Mas, em condições normais, com os dois times completos, eu aponto o Peixe com 60% de chances de levar o tetra.
MILTON NEVES

Decisão sem favorito. Os desempenhos do Palmeiras na Argentina e do Santos na Vila Belmiro nas semifinais justificam o equilíbrio.
PERRONE

Quando o Palmeiras derrotou o River Plate, por 3 a 0, na semana passada em Avellaneda, achei que tinha pintado o campeão da Libertadores. Ledo engano. A péssima atuação do time de Abel Ferreira, no baile que levou da equipe de Gallardo, na dramática classificação, com derrota, no Allianz Parque, mostrou que não era bem assim. E, no dia seguinte, a exuberante apresentação do Santos, vencendo o Boca Juniors por 3 a 0, na Vila Belmiro, ratificou que a final, realmente, não tem favorito.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Não acho que essa final tenha favorito. O Santos, pelo futebol apresentado contra Grêmio e Boca Juniors, parece estar um pouquinho melhor que o Palmeiras. Mas o alviverde tem um elenco mais forte. Duelo muito parelho.
RODOLFO RODRIGUES

Hoje vejo um leve favoritismo para o Santos, mas ainda temos 16 dias para a final e muita coisa pode acontecer no período. Lesões, aumento ou queda de produtividade das equipes. O Peixe vem oscilando menos e parece fisicamente muito mais inteiro que o Palmeiras, que possui um elenco e já mostrou que pode atuar de diferentes formas. Tenho até certa dificuldade de projetar qual será a estratégia das duas equipes para a partida. Já alternaram bastante nesse sentido.
RODRIGO COUTINHO

Não há favorito. Pesa a favor do Palmeiras um elenco mais farto que lhe dá mais opções de jogo. Mas o Santos tem a campanha mais consistente nos mata-matas da Libertadores, foi dominante em cinco dos seis jogos contra adversários difíceis. Palmeiras sofreu contra o Libertad fora e foi completamente dominais pelo River na volta.
RODRIGO MATTOS