PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Palmeiras terá Alan Empereur na zaga para enfrentar o River; veja os times

Rony comemora seu gol pelo Palmeiras contra o River Plate pela Libertadores - @LibertadoresBR
Rony comemora seu gol pelo Palmeiras contra o River Plate pela Libertadores Imagem: @LibertadoresBR

Do UOL, em São Paulo

12/01/2021 04h00Atualizada em 12/01/2021 20h41

Palmeiras e River Plate decidem hoje (12), às 21h30, no Allianz Parque, uma vaga na final da Copa Libertadores. As equipes estão confirmadas, e o técnico Abel Ferreira decidiu manter a dupla de zaga que atuou na partida de ida: Gustavo Gómez e Alan Empereur.

Escalações confirmadas

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Alan Empereur e Viña; Danilo, Gabriel Menino e Zé Rafael; Gustavo Scarpa, Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira

RIVER PLATE: Armani; Montiel, Rojas, Díaz, Pinola e Angileri; Nacho Fernández, Enzo Pérez e De La Cruz; Borré e Suárez. Técnico: Marcelo Gallardo

Duelo com mosaico polêmico

O Verdão tem boa vantagem após vencer a ida da semifinal, na Argentina, por 3 a 0. O time de Abel Ferreira pode até ser derrotado por dois gols de diferença, que, mesmo assim, passa de fase. A equipe de Marcelo Gallardo precisa devolver o 3 a 0 para levar a decisão aos pênaltis — goleadas a partir de 4 a 1 classificam os argentinos diretamente, por conta dos gols marcados fora de casa. Os placares que dão a vaga para o River, porém, nunca aconteceram no Allianz.

A imprensa argentina repercutiu bastante o mosaico que foi montado no Allianz pela Mancha Alviverde com duas taças da Copa Libertadores, como se o clube já estivesse contando vitória. A mensagem completa, porém, é: "em busca da glória eterna" — o Palmeiras venceu a competição em 1999 e tenta o bicampeonato.

Mosaico no Allianz Parque - Reprodução - Reprodução
Mosaico montado no Allianz Parque para o jogo entre Palmeiras x River Plate
Imagem: Reprodução

Onde assistir

O jogo será transmitido pelo SBT para todo o Brasil e pela Conmebol TV no sistema de pay-per-view. O Placar UOL fará o relato em tempo real.

Arbitragem

Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Richard Trinidad e Martin Soppi (ambos URU)
VAR: Nicolás Gallo (COL)

Suspensos e liberados

O Palmeiras não terá Patrick de Paula, suspenso por acúmulo de cartões amarelos, enquanto Carrascal desfalca o River por ter sido expulso na ida.

No departamento médico

O Palmeiras já Felipe Melo, Wesley e Luan Silva, que se recuperam de cirurgias, e ainda perdeu Gabriel Veron, que teve uma lesão diagnosticada na coxa esquerda e tornou-se mais um problema. Mayke, com a Covid-19, também não joga.

Estratégias dos treinadores

Abel Ferreira poupou boa parte dos titulares na vitória sobre o Sport, no Campeonato Brasileiro, e deve realizar poucas trocas em relação ao time que venceu na Argentina: Zé Rafael foi o escolhido para substituir Patrick, suspenso.

Já o River, embora precise fazer muitos gols para se classificar, teve uma mudança na escalação para tornar a defesa mais segura. Depois de sofrer com o Verdão, Gallardo adotará uma linha de cinco defensores. O goleiro Armani foi mantido na equipe, mas convive com críticas por falhas recentes, inclusive na ida contra o Palmeiras.

Futebol