Topo

Cara fechada, sem chuteira: 4 vezes em que Gabigol reserva deu o que falar

No banco de reservas, Gabigol usa camisa de aquecimento durante Flamengo x Ceará pelo Brasileirão - Reprodução/Premiere TV
No banco de reservas, Gabigol usa camisa de aquecimento durante Flamengo x Ceará pelo Brasileirão Imagem: Reprodução/Premiere TV

Do UOL, em São Paulo

11/01/2021 04h00

Gabigol foi avisado pelo técnico Rogério Ceni que ficaria na reserva do Flamengo contra o Ceará, ontem (10), pelo Brasileirão, no Maracanã. Enquanto a bola rolava, o atacante ficou sem chuteiras no banco e permaneceu com o uniforme de treino até ser repreendido pelo quarto árbitro —as regras do jogo pedem que os suplentes também estejam devidamente fardados. O jogador entrou no segundo tempo, mas não pôde evitar a derrota de seu time, por 2 a 0.

A postura foi vista pelo ex-zagueiro Fábio Luciano, ídolo rubro-negro e hoje comentarista dos canais ESPN, como um recado a Ceni. "Não é o procedimento normal ir para o banco de reservas, tirar a chuteira e ficar com a camisa de treino. Tem que ficar com o uniforme, pronto para entrar em jogo. Então, acho que foi uma provocação do Gabigol à situação de ele ficar no banco. Depois, ele é cobrado pelo quarto árbitro e faz a troca".

Esta não é a primeira vez que Gabigol causa polêmica ao ser listado como reserva. O atacante foi personagem de episódios parecidos em quase todos os lugares por onde passou: na seleção brasileira, no futebol europeu e até mesmo no próprio Flamengo ainda nesta temporada.

Sem chuteiras, Gabigol causa polêmica na Itália

Gabigol na Internazionale - Filippo Monteforte/AFP - Filippo Monteforte/AFP
Imagem: Filippo Monteforte/AFP

A passagem do atacante pela Inter de Milão não foi nada boa. Vendido pelo Santos por 28 milhões de euros (R$ 100,6 milhões na época), o jogador chegou na Itália com status de estrela, mas tinha apenas 20 anos e precisava aguardar sua vez. Em um jogo contra a Lazio, em maio de 2017, Gabigol ficou sem chuteiras no banco de reservas e decidiu deixar o local antes mesmo de a partida terminar. O caso ganhou muita repercussão e foi muito mal visto pelos italianos. Depois, teve de pedir desculpas, mas nunca mais jogou pela equipe.

Decepção em Quito

Gabigol na seleção olímpica - Eduardo Anizelli/Folhapress - Eduardo Anizelli/Folhapress
Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

No início da Era Tite na Seleção Brasileira, Gabigol foi convocado para os jogos contra Colômbia e Equador pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia. Na partida em Quito, quando o titular Gabriel Jesus apresentava cansaço, o treinador olhou para o banco de reservas e viu o atacante com a cara fechada, demonstrando clara insatisfação com sua condição, enquanto a equipe começava a reagir precocemente sob a orientação do ex-técnico do Corinthians. A postura do jogador não foi bem recebida pela comissão técnica, segundo apurou o UOL Esporte.

Irritação após gol no Fortaleza

Gabigol x Fortaleza - Alexandre Vidal / Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo
Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Nesta temporada, Gabigol também já foi reserva sob o comando do Domènec Torrent e virou notícia depois de ser acionado pelo antecessor de Rogério Ceni. Na partida contra o Fortaleza, no Maracanã, pelo primeiro turno do Brasileirão, o jogador começou no banco, entrou no decorrer do confronto, fez o gol da vitória e, ainda assim, deixou o campo irritado. Na ocasião, aparentemente insatisfeito com a decisão do treinador, foi para o vestiário sem dar entrevistas e acompanhado pelo vice-presidente de futebol Marcos Braz.