Topo

Fortaleza

Há vida sem R. Ceni no Fortaleza? Time volta a sofrer após saída do técnico

Rogério Ceni comanda o Fortaleza diante do Ceará, pela final do Cearense - Kely Pereira/AGIF
Rogério Ceni comanda o Fortaleza diante do Ceará, pela final do Cearense Imagem: Kely Pereira/AGIF

Marcello De Vico

DO UOL, em Santos (SP)

06/01/2021 04h00

Resumo da notícia

  • Fortaleza não consegue se encontrar após a saída de Rogério Ceni
  • Cenário é semelhante ao de 2019, quando técnico assumiu o Cruzeiro
  • Fortaleza tem apenas uma vitória em nove jogos após saída de Ceni

Ao perder Rogério Ceni para o Cruzeiro no ano retrasado, o Fortaleza passou por dificuldades e venceu apenas duas das oito partidas sem ele no Campeonato Brasileiro. Agora, a cena se repete. Depois da saída do técnico para o Flamengo, o time já chega aos nove jogos e obtém um aproveitamento ainda pior: só uma vitória.

Em 2019, Rogério Ceni deixou o Fortaleza em 11 de agosto para assumir o comando do Cruzeiro. Foram 46 dias no clube celeste até o retorno ao Leão, em 29 de setembro. Neste meio tempo, o time nordestino contratou Zé Ricardo e disputou oito partidas no Brasileirão, com quatro derrotas, dois empates e apenas dois triunfos - 33,3% de aproveitamento.

Em sua volta ao Fortaleza, Ceni pegou a equipe no 15º lugar da tabela, mas não demorou a recolocar a equipe nos trilhos e terminou a competição no nono lugar. Foram mais 17 jogos no Brasileiro, com nove vitórias, quatro empates e quatro derrotas (60,7% de aproveitamento).

Rogério Ceni, técnico do Flamengo, reencontra o Fortaleza, seu ex-clube, em partida no Castelão  - Alexandre Vidal/ Flamengo  - Alexandre Vidal/ Flamengo
Rogério Ceni, técnico do Flamengo, em reencontra com o Fortaleza, no Castelão
Imagem: Alexandre Vidal/ Flamengo

No fim de 2019, Rogério Ceni renovou por mais um ano com o Fortaleza, mas não cumpriu o contrato até o final. Em 9 de novembro do ano passado, o técnico aceitou a proposta do Flamengo e voltou a deixar o time cearense. Desta vez, o clube resolveu apostar em Marcelo Chamusca, anunciado três dias após a saída de Ceni. Porém, assim como aconteceu em 2019, o time não consegue engrenar sem o ex-treinador.

Depois de ficar sem Rogério Ceni, o Fortaleza foi a campo nove vezes no Campeonato Brasileiro, e conseguiu apenas uma vitória, contra o Botafogo. Fora isso, foram quatro derrotas e quatro empates, resultando em um aproveitamento de apenas 26%.

Pelo clube tricolor, Ceni já conquistou a Série B de 2018, o Campeonato Cearense de 2019 e 2020, e a Copa do Nordeste de 2019.

Hoje, o Fortaleza é o 14º colocado da tabela e está a apenas três pontos da zona de rebaixamento. Sem vencer há cinco rodadas, o time volta a campo na noite de hoje (6), quando visita o Sport na Ilha do Retiro, às 20h30 (de Brasília), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fortaleza