Topo

Fluminense

Com lembrança do 'gol de barriga', Flu pega o Fla por 1ª vitória sem Odair

"Autor" do gol do título de 1995, Ailton comanda Fluminense em clássico contra o Flamengo - Mailson Santana/Fluminense FC
"Autor" do gol do título de 1995, Ailton comanda Fluminense em clássico contra o Flamengo Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/01/2021 04h00

Sem vencer desde a saída de Odair Hellmann, o Fluminense faz o clássico com o Flamengo, hoje (6), às 21h30, no Maracanã, precisando de uma vitória no Campeonato Brasileiro. Na briga por uma vaga na Libertadores, o Tricolor tem um "amuleto" no banco: será comandado por Aílton, "autor" do histórico gol de barriga na decisão do Campeonato Carioca de 1995.

Como Marcão testou positivo para Covid-19, a responsabilidade de comandar a equipe será justamente do ex-meia e hoje auxiliar-técnico do clube. E em má fase, o time precisa vencer o arquirrival, o que não acontece no Brasileirão desde 2016. Na briga pelo título, o Fla é o terceiro colocado com 49 pontos, sete de diferença para líder São Paulo.

Apesar de Renato Gaúcho ter entrado para a história do Flu ao balançar as redes em desvio de barriga no fim do jogo contra o Rubro-Negro, há 26 anos, oficialmente, o gol do título, na súmula, foi dado a Aílton. Mesmo com toda a história do gol, o ex-árbitro Leo Feldman, que apitou a partida, até hoje considera que o gol foi do camisa 8 daquela equipe.

A boa lembrança, entretanto, não tira a pressão do Fluminense, que está na sétima colocação do Brasileirão com 40 pontos. A equipe não vence há três jogos, e se não bater o rival no clássico, fará sua pior sequência na competição: o time, que vem de duas derrotas, não perdeu três seguidas nesta edição, nem passou quatro jogos sem vitória.

Tudo isso após a saída de Odair Hellmann e da efetivação de Marcão, que está pressionado mesmo sem ir a campo. A diretoria insiste que o treinador não tem a menor chance de ser demitido e está mantido até o fim da competição, mas a performance ruim da equipe sob seu comando chama a atenção, até porque as vagas para a Libertadores aumentaram, e o Flu estagnou nos 40 pontos.

"Vai ser um clássico difícil. Enxergo pontos que podemos nos sobressair. A gente sabe que podemos fazer um grande jogo e sair vitorioso. O que podemos fazer é ter humildade, defender bem. E quando tiver a bola, se impor ao máximo possível para sairmos vitoriosos. O que precisamos é quebrar essa sequência ruim, com um bom resultado. Precisamos da vitória. Quando olhamos para cima, vemos que a Copa do Brasil e Libertadores, poder virar um G-7 ou G-8. O clássico de amanhã vai ser muito difícil para a gente. Mas precisamos pontuar", declarou Fred, em coletiva no CT Carlos Castilho.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO x FLUMINENSE
Local:
Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 6 de janeiro (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)

FLAMENGO: Hugo; Isla, Rodrigo Caio, Natan e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Rogério Ceni

FLUMINENSE: Marcos Felipe, Calegari, Matheus Ferraz, Luccas Claro e Danilo Barcelos; Yuri, Hudson, Yago e Michel Araújo; Wellington Silva e Fred. Técnico: Ailton

Fluminense