Topo

Grêmio

Renato cobra "participação" e quer que Jean Pyerre ajude a marcar no Grêmio

Jean Pyerre precisa paticipar mais das ações defensivas do time, na avaliação de Renato - Nathalia Aguilar / POOL / AFP
Jean Pyerre precisa paticipar mais das ações defensivas do time, na avaliação de Renato Imagem: Nathalia Aguilar / POOL / AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/12/2020 04h00

"Jogador diferenciado tecnicamente dificilmente gosta de marcar". Assim Renato Gaúcho explicou a pouca participação de Jean Pyerre nos movimentos do Grêmio. Após o jogo contra o São Paulo, Portaluppi disse que o jogador precisa evoluir neste aspecto e contribuir mais coletivamente com a equipe.

"É uma das coisas que eu cobro bastante dele, e o grupo também cobra. Quando falamos que estamos lapidando o Jean, é isso que queremos dizer. Ele já melhorou muito", contou Portaluppi.

No entanto ainda não o suficiente. Renato Gaúcho utiliza Jean como armador centralizado na maioria das vezes. Porém, quando seu time não tem a bola, precisa que o jogador feche espaços, acompanhe os volantes rivais e possa auxiliar na pressão.

"Ele tem que ser mais ativo. É uma das cobranças que eu faço. Senão sobrecarrega os companheiros do meio. O Jean é muito importante para a gente, mas isso é algo dele. O jogador diferenciado tecnicamente dificilmente gosta de marcar, ele gosta de trabalhar com a bola nos pés. Mas isso pode fazer a diferença, pro lado bom ou ruim", alertou Renato.

Ainda que seja um dos principais destaques do time, o camisa 10 foi figura apagada na vitória por 1 a 0 contra o São Paulo, quarta-feira, pela semifinal da Copa do Brasil. O Grêmio pouco criou, mas marcou seu gol em jogada de Ferreira concluída por Diego Souza.

"Num jogo como este (contra o São Paulo), todos têm que dar sua contribuição. Tem que cercar mais, fechar mais o adversário. Precisamos que ele participe mais. É um jogador importante com a bola nos pés. Mas o Jean não tem este senso de marcação muito forte, como Darlan, Matheus Henrique, Maicon, Lucas Silva", falou.

Até por isso, Renato optou por começar o jogo com Thaciano pela direita e não Ferreira — que entrou no segundo tempo. A ideia era dar sustentação à falta de participação de Jean Pyerre.

"Por isso, também, o Thaciano foi importante. Sem ele ali ficaria difícil para nós. Coloquei para que não fôssemos atropelados no meio-campo", finalizou Renato.

No domingo, contra o Atlético-GO, o Grêmio deve utilizar reservas. A preservação se dá pela importante partida da próxima quarta, contra o São Paulo, que decidirá vaga na final da Copa do Brasil.

Grêmio