Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Quem são Pierre Webó e Demba Ba, vítimas de racismo em jogo do PSG

Do UOL, em São Paulo

08/12/2020 18h35

A partida entre Paris Saint-Germain e Istanbul Basaksehir foi paralisada, hoje (8) após o quarto árbitro, o romeno Sebastian Coltescu, ser acusado de racismo. Ele teria se referido pejorativamente a Pierre Webó, de 38 anos, ex-atacante camaronês que atualmente compõe a comissão técnica do Basaksehir.

Webó foi jogador de futebol por 19 anos, tendo defendido a seleção camaronesa por 11, entre 2003 e 2014. Ele surgiu ainda em 1999, em um time da Gâmbia (o Real de Banjul FC), mas virou profissional mesmo no Nacional (URU), pelo qual foi bicampeão uruguaio e um dos artilheiros da Copa Sul-Americana de 2002, com quatro gols marcados.

A partir de 2003, Webó jogou por oito temporadas no Campeonato Espanhol: primeiro pelo Osasuña, depois pelo Mallorca. Chegou à final da Copa do Rei com o Osasuña em 2005, mas acabou vice-campeão, derrotado pelo Betis.

Em 2011 o camaronês rumou para a Turquia, justamente para o Istanbul Basaksehir do qual hoje é assistente técnico. Ficou uma temporada e meia na equipe, então foi comprado pelo Fenerbahce para assumir a camisa 9 do time. Lá jogou sua segunda Liga dos Campeões, foi campeão turco em 2014 e pouco depois saiu para o Ankaraspor, outro time turco.

Webó ainda passaria pelo Gaziantep FK (TUR) e voltaria ao Nacional (URU) para se despedir antes de se aposentar em 2018.

Demba Ba convocou atletas a ir ao vestiário

Durante a confusão que se formou após a ofensa racista do quarto árbitro, hoje, jogadores do Istanbul Basaksehir e do PSG decidiram descer aos vestiários. Quem tomou a iniciativa de convocar a paralisação foi Demba Ba, senegalês de 35 anos que estava no banco de reservas da equipe turca.

Nascido na França, Ba começou no FC Rouen —que desde então se fundiu com outro clube e agora disputa a terceira divisão francesa. Demba Ba passou pelo futebol belga, onde em 2007 atraiu a atenção do Hoffenheim (ALE). Foram 37 gols em quatro edições do Campeonato Alemão e então a venda para a Inglaterra.

Ele passou por West Ham e Newcastle antes de chegar ao Chelsea no auge de seu prestígio, em 2013. Não deu muito certo, e Demba Ba acabou vendido para o Besiktas um ano e meio depois. Foram idas e vindas entre Turquia e China, e depois de seis transferências o centroavante teve bom desempenho pelo Basaksehir no último Campeonato Turco, ajudando o time a chegar ao título inédito.