Topo

Corinthians

Organizada do Corinthians quer direito a voto para Fiel Torcedor

Duílio Monteiro Alves eleito presidente do Corinthians no Parque São Jorge - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Duílio Monteiro Alves eleito presidente do Corinthians no Parque São Jorge Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Do UOL, em São Paulo

30/11/2020 22h33

A Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, divulgou hoje uma nota oficial pedindo que as eleições no clube possam ter votos para os sócios do programa Fiel Torcedor. No sábado (28), Duílio Monteiro Monteiro foi eleito presidente, mantendo o grupo político de Andrés Sanchez no poder por mais três anos.

Duílio obteve 1.079 votos (37,7%), contra 934 de Augusto Melo (32,6%) e 782 de Mário Gobbi (27,3%). Foram registrados 56 votos em branco (1,9%) e mais 14 nulos (0,5%).

"Munidos dos dados oficiais, sabemos que o número total de votos somando todos os candidatos à presidência foi de 2.873 - um número baixo em relação ao total de torcedores espalhados pelo país e pelo mundo. Então, queremos reforçar mais uma vez o nosso compromisso de lutar pelo direito ao voto para o Fiel Torcedor. Não podemos interferir no resultado da eleição, pois houve um processo democrático. Porém, entendemos que o povo corinthiano deve ser representado por uma quantidade muito maior de torcedores que se associarão e contribuirão para o crescimento do clube", diz trecho da nota da Gaviões da Fiel.

Enquanto não consegue a mudança, a torcida diz que irá cobrar da nova diretoria as promessas feitas durante a campanha e uma participação maior nas decisões do Corinthians.

"De todo modo, seguiremos cobrando as promessas feitas e vigiando cada decisão tomada pela diretoria e conselho. Entre nossas exigências, colocamos a questão do voto mais abrangente como uma de nossas prioridades e acompanharemos de perto se os eleitos buscarão uma forma de incluir o torcedor de arquibancada, que não possui condição de pagar R$ 2 mil em um título de sócio, além das mensalidades, nas decisões mais importantes do Corinthians", diz outro trecho da nota.

Com a vitória de Duílio, a chapa Renovação e Transparência, nome do grupo liderado por Andrés, ficará no mínimo 16 anos no comando do clube. O atual mandatário assumiu o cargo no fim de 2007, depois da era Alberto Dualib, que durou 14 anos.

Duílio tem 45 anos, é filho de Adílson Monteiro Alves, diretor corintiano na época da Democracia Corinthiana. Ele ocupou a função de diretor de futebol em dois mandatos diferentes. Primeiro, no de Mário Gobbi, no triênio 2012-2015. Em seguida, no atual mandato de Andrés.

Confira a nota oficial na íntegra:

No último sábado (28), aconteceram as eleições do Corinthians, onde o candidato Duílio Monteiro Alves foi eleito presidente, com 1.081 votos. Além disso, foram eleitas oito chapas para o Conselho, sendo elas: Chapa 22 (303 votos), Chapa 82 (255 votos), Chapa 10 (231 votos), Chapa 77 (180 votos), Chapa 15 (169 votos), Chapa 21 (164 votos), Chapa 33 (150 votos) e Chapa 83 (147 votos). Ainda, ficaram como suplentes a Chapa 30 (145 votos) e a Chapa 90 (144 votos).

Agora, munidos dos dados oficiais, sabemos que o número total de votos somando todos os candidatos à presidência foi de 2.873 - um número baixo em relação ao total de torcedores espalhados pelo país e pelo mundo. Então, queremos reforçar mais uma vez o nosso compromisso de lutar pelo direito ao voto para o Fiel Torcedor. Não podemos interferir no resultado da eleição, pois houve um processo democrático. Porém, entendemos que o povo corinthiano deve ser representado por uma quantidade muito maior de torcedores que se associarão e contribuirão para o crescimento do clube.

De todo modo, seguiremos cobrando as promessas feitas e vigiando cada decisão tomada pela diretoria e conselho. Entre nossas exigências, colocamos a questão do voto mais abrangente como uma de nossas prioridades e acompanharemos de perto se os eleitos buscarão uma forma de incluir o torcedor de arquibancada, que não possui condição de pagar R$ 2 mil em um título de sócio, além das mensalidades, nas decisões mais importantes do Corinthians.

Além disso, como já destacamos anteriormente, registramos todos os compromissos feitos pelo presidente eleito e chapas vencedoras para acompanharmos o que será realizado para que essas ações saiam do papel e façam o Corinthians ser conduzido de forma responsável e transparente.

Corinthians