Topo

Palmeiras

Palmeiras perde mais de um time devido à Covid; veja os prazos para volta

Abel Ferreira conversa com o elenco do Palmeiras, antes de treino na Academia de Futebol - Cesar Greco
Abel Ferreira conversa com o elenco do Palmeiras, antes de treino na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

17/11/2020 04h00Atualizada em 22/11/2020 17h26

O Palmeiras confirmou mais casos de Covid-19, depois da bateria de testes que realizou ontem (16) com o elenco, e agora tem 15 atletas fora para o jogo de amanhã (18), contra o Ceará, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. Além disso, dois funcionários também foram infectados — o assessor técnico Edu Dracena, e o auxiliar técnico português João Martins.

Gabriel Menino, Luan, Viña, Alan Empereur, Danilo, Gabriel Silva, Rony, Gabriel Veron, Jailson, Vinicius Silvestre, Kuscevic, Gustavo Scarpa, Quiñonez, Pedro Acácio e Marino estão em isolamento, assim como Edu Dracena e João Martins. Eles estão todos fora da viagem para Fortaleza (CE).

O protocolo para retorno é o seguinte: aqueles que tenham passado assintomáticos ou apenas com sintomas leves no início da doença, precisam ficar em isolamento por dez dias, podendo retornar no 11º — este é o cronograma em geral para atletas. O período fora sobe para 14 dias apenas em casos com sintomas mais fortes, e a volta, então, só ocorre no 15º.

Dos jogadores já confirmados, apenas Luan tem chance de voltar a trabalhar nesta semana: ele foi diagnosticado em testes no dia 9, portanto pode ficar apto a treinar na sexta (20), caso continue sem problemas. Gabriel Menino é o próximo na lista — passou por teste no dia 11, na seleção brasileira, e seria liberado no mínimo no dia 22, domingo.

Danilo, Gabriel Silva e Rony vão cumprir os dez dias entre 12 e 22 de novembro, com volta projetada para a segunda (23). Viña e Gabriel Veron testaram positivo no dia 14, então só poderiam retomar os trabalhos a partir de quarta (25).

Os casos confirmados hoje (17) de manhã (Jailson, Vinicius Silvestre, Gustavo Scarpa e Marino) já tinham dado positivo no sábado (14), portanto têm retorno previsto também para o dia 25 de novembro. Apenas Kuscevic, Quiñonez e Pedro Acácio voltam depois.

Neste intervalo, o Verdão enfrentará: Ceará, com a vantagem dos 3 a 0 na ida; Goiás, sábado (21), pelo Campeonato Brasileiro; e a ida das oitavas de final da Copa Libertadores, contra o Delfín (EQU), dia 25, fora de casa.

Além de todos esses problemas, o técnico Abel Ferreira tem três jogadores lesionados: Felipe Melo, Wesley e Luan Silva.

Contra o Ceará, o reforço Breno Lopes também não poderá atuar, pois já disputou a Copa do Brasil pelo Juventude. Os retornos de Esteves e Luiz Adriano, ambos recuperados de problemas físicos, podem amenizar a dor de cabeça do treinador português, que foi expulso no Allianz Parque e não ficará no banco nas quartas de final.

Weverton e Gustavo Gómez, disputando as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, devem se juntar ao grupo amanhã cedo. O clube montou uma logística para contar com a dupla horas depois dos jogos por Brasil e Paraguai.

Veja a expectativa de prazos mínimos para retorno:

- Luan: 20 de novembro;
- Gabriel Menino: 21 de novembro;
- Danilo: 22 de novembro;
- Gabriel Silva: 22 de novembro;
- Rony: 22 de novembro;
- Viña: 24 de novembro;
- Gabriel Veron: 24 de novembro;
- Alan Empereur: 24 de novembro;
- Jailson: 24 de novembro;
- Vinicius: 24 de novembro;
- Gustavo Scarpa: 24 de novembro;
- Marino (sub-20): 24 de novembro;
- Kuscevic: 26 de novembro;
- Quiñonez (sub-20): 26 de novembro;

Palmeiras