Topo

Pedro é cortado da seleção por dores musculares; Galhardo é convocado

Lucas Figueiredo/CBF
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

14/11/2020 23h00

Pedro acabou cortado da seleção brasileira para o jogo desta terça-feira (17) contra o Uruguai, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. O atacante sente dores musculares no adutor da coxa direita, por isso se tornou o oitavo desfalque para Tite nesta data-Fifa. Quem o substitui no elenco canarinho é Thiago Galhardo, o artilheiro do Brasileirão pelo Internacional.

Pedro jogou cerca de 20 minutos na vitória por 1 a 0 sobre a Venezuela, ontem (13), quando começou a sentir o incômodo. Ele passou por exames, e nenhuma lesão foi detectada, mas o atacante do Flamengo segue com dores. A decisão pela desconvocação pode acontecer a qualquer momento.

Pedro é a oitava baixa da seleção brasileira para estas rodadas de Eliminatórias. O técnico Tite já teve que abrir mão de Rodrigo Caio, Fabinho, Philippe Coutinho e Neymar (lesionados), além de Éder Militão, Gabriel Menino e Casemiro (diagnosticados com coronavírus). Além disso, o lateral esquerdo Alex Telles pode se tornar mais um desfalque por coronavírus, por isso o atleticano Guilherme Arana foi convocado hoje (14).

A convocação de Thiago Galhardo se explica pela temporada destacada que o atacante vive em 2020. Além disso, ele já está na cidade de São Paulo porque defendeu o Internacional na derrota para o Santos, na tarde de hoje. A mesma logística vale para Guilherme Arana, que ajudou o Atlético-MG a derrotar o Corinthians — os dois jogos valeram pelo Brasileirão.

A estreia de Pedro, ontem, já tinha sido "atrasada" por dois anos. O atacante já havia sido convocado em 2018, mas daquela vez precisou ser cortado por causa de uma lesão no joelho direito. "A sensação [da estreia] é única, de ter realizado este sonho de atuar na seleção profissional. É também uma sensação de superação por tudo que passei", disse após o jogo.

A informação do incômodo de Pedro foi dada pelo jornalista Giuliano Cosenza e confirmada pelo UOL Esporte. O Brasil é o líder das Eliminatórias com nove pontos em três jogos, sendo o único a manter 100% de aproveitamento após três rodadas. O próximo compromisso é contra o Uruguai, no Estádio Centenário de Montevidéu, às 20 horas (de Brasília) de terça-feira.