Topo

OPINIÃO

RMP: "Rogério Ceni quis ganhar o vestiário escalando os mais experientes"

Do UOL, em São Paulo

12/11/2020 12h00

Jovens que ganharam espaço com o catalão Domènec Torrent ficaram de fora na primeira escalação de Rogério Ceni como técnico do Flamengo, na derrota por 2 a 1 para o São Paulo, pelas quartas de final da Copa do Brasil. No gol, Diego Alves retomou a posição de Hugo Souza, que precisou entrar no lugar do veterano no segundo tempo, enquanto o zagueiro Natan e o lateral Ramon também ficaram no banco de reservas.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte — com os jornalistas Vinicius Mesquita, José Trajano e Rodrigo Mattos —, Renato Maurício Prado afirma que entendeu as opções de Rogério Ceni como uma forma de tentar ganhar o vestiário ao prestigiar os veteranos do elenco rubro-negro.

"Ele quis ganhar os veteranos, claramente. Ele quis ganhar o grupo de veteranos que domina o vestiário, porque ele barrou o Hugo, barrou o Natan e deixou de escalar, por exemplo, o Ramon, que é mil vezes melhor do que o Renê. Ele fez aquela coisa tipo assim, 'vou ganhar o vestiário primeiro', e o vestiário passa pelos veteranos", afirma Renato.

"Voltou o Diego Alves, capitão, então eu acho que a primeira ideia dele foi assim 'deixa eu ganhar o vestiário' agora. Depois, aos poucos, ele vai ter que ver que existem coisas, por exemplo, o Natan é melhor do que o Léo Pereira, o Ramon é muito mais jogador do que o Renê. Essas coisas, ele vai ter que ver, mas nesse primeiro jogo, a sensação que eu tenho foi 'vou ganhar o vestiário, não quero brigar com os capitães de areia aí'. Acho que foi por aí", completa.

Depois de jogos com falhas da defesa, José Trajano também entendeu que a escalação da dupla de zagueiros Léo Pereira e Gustavo Henrique foi uma forma de tentar recuperar o moral dos jogadores.

"A escalação do Léo Pereira e o Gustavo Henrique houve um certo susto, mas deu até para entender, eu acho que ele quis dar um moral para esses dois, que estavam até com justa razão sendo criticados pela torcida", diz Trajano.

"Pelas saídas de bola do Gustavo Henrique, não pressionado, mas chutando umas bolas para fora, teve uma que ele errou, a bola, ele sozinho, dominou no peito, baixou no terreno, foi dar para a frente e a bola saiu pela lateral. É difícil mesmo, mas eu entendo que ele quis dar moral para esses dois", conclui.

O Fim de Papo volta a ser apresentado na próxima quarta-feira, logo após a definição dos semifinalistas da Copa do Brasil, com o São Paulo recebendo o Flamengo no Morumbi, o Grêmio jogando em seu estádio contra o Cuiabá, o Internacional indo a Belo Horizonte tentando sair da desvantagem contra o América-MG e o Palmeiras indo a Fortaleza para encarar o Ceará.