Topo

São Paulo

São Paulo tenta manter embalo e evitar nova onda de pressão sobre Diniz

Fernando Diniz, técnico do São Paulo, durante a partida contra o Lanús - Staff Images / CONMEBOL
Fernando Diniz, técnico do São Paulo, durante a partida contra o Lanús Imagem: Staff Images / CONMEBOL

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

04/11/2020 04h00

A vitória por 4 a 1 sobre o Flamengo, no último domingo (1), pode ajudar o São Paulo a embalar outra vez em 2020. Para isso, o clube precisa vencer o Lanús, da Argentina, na noite de hoje (4), pela volta da segunda fase da Copa Sul-Americana, e avançar às oitavas de final. Uma classificação seria o suficiente para evitar nova onda de pressão sobre o treinador Fernando Diniz.

Diniz teve que conviver com as críticas e momentos de muita turbulência no Morumbi, especialmente em dois períodos: a eliminação para o Mirassol, nas quartas de final do Campeonato Paulista, em julho passado, e a sequência de sete jogos sem vencer, que culminou na queda na fase de grupos da Libertadores. Nos dois instantes, o treinador balançou no cargo e, por pouco, não foi demitido.

Desde a vitória sobre o Atlético-GO, em 7 de outubro, o time engatou uma boa sequência de jogos, que foi interrompida com o revés por 3 a 2 no jogo de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana, diante do próprio Lanús. A vitória de virada sobre o Flamengo deu sinais de que o time pode retomar o bom futebol e embalar definitivamente na temporada.

Engatar uma boa sequência neste momento representaria um triunfo sobre o Lanús e, consequentemente, a impossibilidade de mais um vexame na temporada, o que voltaria a pressionar Fernando Diniz no Morumbi. O caráter vexatório se dá pela diferença entre as equipes. O Lanús ficou mais de sete meses sem atuar até a partida ocorrida na última quarta-feira (28), no estádio La Fortaleza, em Buenos Aires.

A pressão feita sobre os treinadores no futebol brasileiro foi avaliada por Fernando Diniz na última segunda-feira (2). Em entrevista ao canal SporTV, o técnico do São Paulo diz que há exagero nas críticas feitas aos profissionais da área.

"O julgamento que se faz e todo mundo faz uma pressão exagerada é que em seis dias aquilo que era bom deixa de ser bom. Assim como eu entendo perfeitamente com as palavras do Dome ontem [domingo] que um time que tinha 12 partidas invictas, com nove vitórias, sofre um revés contra o São Paulo e todas as perguntas são negativas, questionando tudo, o sistema defensivo... Aconteceu com ele, já aconteceu comigo, vai acontecer com outros", declarou.

"Fica uma pressão exagerada, que passa para o torcedor e não faz parte da realidade. Jogamos bem, tivemos méritos, mas o Flamengo perdeu pênalti, bola na trave, uma outra chance de gol. O jogo contra o Inter, por exemplo, a gente chutou 19 vezes, o Inter quatro, e o jogo terminou 1 a 1. Aquele desempenho do Inter foi condizente com ontem [domingo]. O futebol então não se explica com o resultado final da partida. Da mesma forma que o Flamengo ganhou de 5 a 1 do Corinthians não refletiu totalmente o que foi o jogo. Eu assisti esse jogo para analisar o que tinha que fazer no jogo. Enquanto a gente ficar insistindo em pegar o resultado do jogo e justificar o resultado para fazer todas as análises a gente vai continuar patinando aqui", acrescentou Diniz.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO x LANÚS
Motivo
: volta da 2ª fase da Copa Sul-Americana 2020
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 4 de novembro de 2020 (quarta-feira)
Horário: às 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
Quarto árbitro: Orlando Bracamonte (VEN)

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Tchê Tchê (Igor Vinícius), Bruno Alves, Diego Costa e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Igor Gomes e Gabriel Sara; Luciano e Brenner. Técnico: Fernando Diniz.

LANÚS: Morales; Di Plácido, Burdisso, Thaller e Bernabei; Pérez, Vera, Belmonte e Aguirre; Sand e De la Vega. Técnico: Luis Zubeldia.

São Paulo