Topo

Vasco

Leonardo Gil estreia bem e anima Vasco em meio a pior momento da temporada

Leonardo Gil teve boa estreia pelo Vasco e animou clube em meio a péssimo momento - Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF
Leonardo Gil teve boa estreia pelo Vasco e animou clube em meio a péssimo momento Imagem: Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/10/2020 04h00

O Vasco atravessa seu pior momento na temporada 2020. Além dos resultados ruins em campo, o Cruzmaltino ainda encara os problemas políticos que surgem com a proximidade das eleições presidenciais no clube. Mas nem tudo são espinhos. Em meio ao caos, Leonardo Gil foi uma grata surpresa para os torcedores.

Contratado por empréstimo junto ao Al-ittihad, da Arábia Saudita, o meio-campista já fez sua estreia na derrota para o Corinthians. Ele entrou aos oito minutos do segundo tempo na vaga de Andrey e causou boa impressão. Deu nova dinâmica ao time, que melhorou em campo e se tornou mais perigoso.

Com passes verticais nas costas dos laterais corintianos, colocou atacantes vascaínos em boa situação. O time, que antes rodava a bola com pouca objetividade, passou a ser mais incisivo após a entrada do camisa 7.

Dados do Sofascore ratificam a melhora do Vasco após a entrada do argentino. Gil tocou 42 vezes na bola, completando 26 dos 31 passes curtos (84%) que tentou e três dos seis lançamentos que arriscou. Como base de comparação, Marcos Júnior atuou quase o dobro do tempo - 70 minutos -, e tocou na bola somente 49 vezes, concluindo 32 dos 41 passes (78%) que buscou.

Sua participação não foi boa apenas ofensivamente. Gil também ajudou na defesa ao ganhar todos os duelos no chão (3/3) e aéreos (1/1) que disputou, além de ter conseguido um desarme e uma interceptação na partida.

Gil tem adaptação facilitada por amizade com Benítez

No Vasco, Leonardo Gil revê um amigo de longa data: Martín Benítez, seu companheiro dos tempos de seleção argentina na base.

"Conheço o Martín há bastante tempo, estivemos juntos nas categorias de base da seleção argentina. Nos enfrentamos muitas vezes quando ele jogava no Independiente. Tenho uma boa relação com ele. Sobre o Cano, conheço sua carreira, especialmente quando passou pelo México [León e Pachuca]. É um excelente jogador. Vou procurar complementá-los", disse à Vasco TV.

O Vasco não sabe o que é vencer no Campeonato Brasileiro há nove rodadas - são sete empates e duas derrotas. O péssimo momento rendeu a queda de Ramon Menezes e a contratação do português Sá Pinto, que fez sua estreia contra o Corinthians. O time volta a campo na quarta-feira, quando receberá o Caracas, pela Copa Sul-Americana.

Vasco