Topo

Internacional

Lateral do Inter perde 5 kg e vira exemplo para uso de jovens no time

Heitor (acima) conquistou espaço no Inter após perder peso - Ricardo Duarte/Inter
Heitor (acima) conquistou espaço no Inter após perder peso Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/10/2020 04h00

Heitor pode se considerar exemplo para o aproveitamento dos mais jovens no Inter. O lateral direito de 19 anos perdeu cinco quilos, treinou com sub-20, se esforçou e conquistou o técnico Eduardo Coudet. O trabalho foi sublinhado pelo comandante após a vitória por 2 a 1 sobre o Athletico, ontem (11).

Segundo Coudet, para que os jovens rendam tudo que podem não basta apenas treinar. O comandante precisa ensinar o melhor caminho dentro e fora de campo. Foi assim com Heitor, que esteve cinco quilos acima do peso ideal, mas conquistou a melhor forma e o posto na equipe.

"Ele se esforçou muito, mas posso dizer... Chegou com cinco quilos a mais. Faz parte de trabalhar também educar. É um jogador jovem que certamente terá um futuro imenso pela frente. Eu sempre falo que precisa treinar, se cuidar, comer corretamente. Minha ideia é que ele não aprenda tudo isso na Europa, mas que faça aqui no Inter", contou o treinador.

Heitor estava longe das oportunidades no time. O titular era Saravia e Rodinei o reserva imediato. Mas, além de conquistar espaço aos poucos com muito treinamento, ele contou com a lesão do argentino, que só volta na temporada que vem, e também o período de afastamento de Rodinei em razão da Covid-19.

"O Heitor esteve com cinco quilos a mais, daí foi treinar no sub-20 para entrar em forma, até que tivesse o peso certo. Há vezes que vocês (imprensa) têm muita informação, outras não têm tanta. Ele se esforçou, perdeu peso, e hoje está muito bem", explicou.

Os jogos recentes comprovam crescimento. Heitor de uma assistência contra o Bragantino e mais duas na partida contra o Athletico, para os gols de Galhardo e Abel Hernández.

"Os jovens que sobem para o principal vão se adaptando. Temos muitos casos de meninos que estão conhecendo o time principal. Eu escuto que se pede muitos jovens, mas é evidente que não é a mesma coisa jogar no sub-20 e jogar no time de cima. Tem que trabalhar, estar da melhor forma", disse.

O crescimento de Heitor serve para outros garotos que buscam seu espaço. Praxedes, Peglow, Johnny, todos recebem oportunidades eventualmente e conquistam, aos poucos, a confiança do treinador.

"É preciso ensinar a comer, treinar, utilizar o tempo livre. É um processo. Há jogadores que se adaptam muito rápido, outros que temos que entender o que acontece", sintetizou.

O Internacional joga na próxima quarta-feira, contra o Sport. Heitor deixou a partida diante do Athletico no intervalo com desconforto muscular na coxa direita e será reavaliado.

Internacional