Topo

Cruzeiro

Com Cruzeiro afundado no Z-4 da Série B, casa de ex-presidente é depredada

Casa de ex-presidente do Cruzeiro foi alvo de vandalismo após a derrota da Raposa para o Sampaio Corrêa - Guilherme Piu/UOL Esporte
Casa de ex-presidente do Cruzeiro foi alvo de vandalismo após a derrota da Raposa para o Sampaio Corrêa Imagem: Guilherme Piu/UOL Esporte

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

09/10/2020 12h55

A crise que parece sem fim no Cruzeiro registrou ontem (8), além da derrota dentro de campo para o Sampaio Corrêa, mais um capítulo tenso nos bastidores do clube, que está na antepenúltima colocação na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite dessa quinta-feira houve registros de depredação em imóveis ligados a conselheiros da Raposa. Até a residência de um ex-presidente foi alvo de vandalismo.

No bairro Barroca, na Região Oeste de Belo Horizonte, a casa do ex-presidente Gilvan de Pinho Tavares foi vandalizada com pichações no portão. "Aqui mora um ladrão sacripanta" era uma das frases pichadas no portão da garagem da residência do ex-cartola.

"As câmeras aqui da rua pegaram quem fez isso. A polícia vai apurar e descobrir facilmente. Eles estavam de máscaras, mas as imagens foram registradas de muito perto. Teve até um rapaz que subiu nos ombros de outro para usar o spray de tinta no portão. Quem faz isso não é torcedor, são marginais. Soltaram bombas dessas mais fortes e quebraram até o telhado da minha casa. Os vizinhos acharam que era tiroteio", contou Gilvan, ao UOL Esporte.

De acordo com informações recebidas pelo UOL, em outras residências também de conselheiros cruzeirenses, o "modus operandi" dos vândalos foi o mesmo: pichações e bombas. Pelo menos uma dezena de endereços foram visitados nessa madrugada.

O desenrolar dessa crise no Cruzeiro gerou outros fatos dentro e fora de campo. A começar por uma mini intertemporada longe de BH.

Fuga para SP

A diretoria celeste optou por levar o time principal do Cruzeiro para Atibaia, no interior de São Paulo, como antecipou o UOL. A viagem funcionará como uma espécie de escudo para tirar os atletas desse clima hostil e da pressão dos torcedores.

Em crise financeira, o Cruzeiro vai começar a pagar pela hospedagem nessa mini intertemporada só em 2021, com a primeira parcela acordada para o segundo semestre do ano que vem.

Clube contrata psicóloga

Com vários jovens no elenco e vivendo um momento de extrema pressão, inclusive com risco de queda à Série C do Brasileirão pela posição atual na classificação, os dirigentes do Cruzeiro contrataram uma psicóloga para tentar melhorar o lado psíquico dos jogadores. A contratação da profissional foi revelada por Ney Franco após a derrota para o Sampaio Corrêa, no Mineirão

Ídolo dispara contra ex-cartolas

Logo após mais um revés do Cruzeiro na Série B, o goleiro Fábio, justamente no dia em que completava a expressiva marca de 900 jogos com a camisa azul, disparou contra ex-dirigentes.

O camisa 1 não poupou os antigos dirigentes de fortes críticas. "Má administração há muito tempo (...) Os outros que fizeram um monte de coisa errada saíram fora e a responsabilidade agora é nossa, dos meninos que estão subindo, muitos que não tiveram jogos profissionais.

Ninguém está escondendo, todo mundo coloca a cara (...) Quem não pagou a Fifa, quem perdeu seis pontos? Agora a gente está se matando aqui. Quem está aqui não está de sacanagem (...)", disparou.

Zoação de rivais

O dilema celeste em 2020 virou motivo de zoação. O Íbis, que se autodenomina pior time do mundo, tripudiou do Cruzeiro nas redes sociais e convidou o clube mineiro para disputar o "título" de pior time.

A zoeira aconteceu depois de o presidente cruzeirense Sérgio Santos Rodrigues citar o Íbis em coletiva de imprensa, dizendo que se espelha em Manchester City e Liverpool, e não no "pior time do mundo".

Cruzeiro