Topo

De Liverpool a 'monte de besteira'. Renato Gaúcho muda defesa ao Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/10/2020 22h50

Sai a decolagem, entra referência ao Liverpool e crítica da crítica. Renato Gaúcho disse que o Grêmio teve altos e baixos diante do Coritiba, hoje, pela 14a rodada do Campeonato Brasileiro. Mas a entrevista coletiva do treinador ficou marcada pela nova defesa ao desempenho do time. Ao rebater perguntas sobre a atuação e campanha, o técnico citou a derrota de 7 a 2 do time de Jurgen Kloop diante do Aston Villa, no Campeonato Inglês, e ainda afirmou que muitos falam 'um monte de besteira' sobre o Brasileirão.

Minutos antes, Luiz Fernando e David Braz garantiram a terceira vitória no campeonato. Os dois gols em menos de 10 minutos bancaram o triunfo em uma noite onde houve queda enorme de rendimento ao longos da partida.

"A equipe começou muito bem. Fizemos dois gols rápidos e depois meio que? a gente teve oportunidade de matar o jogo, mas a gente meio que começou a se acomodar na partida, Coritiba começou a gostar do jogo. Alertei meu time para matar o jogo se não o Coritiba ia entrar no jogo. Infelizmente foi o que aconteceu, mas está de bom tamanho. Mais importante foram os três pontos", disse Renato Gaúcho.

Em outra resposta, o treinador afirmou que a pressão do Coritiba é normal dentro do contexto do jogo. Desvantagem no placar, mesmo com o Grêmio jogando em casa. E logo em seguida, ao ser perguntado sobre a expressão 'decolar', começou a desenhar novo discurso público de defesa ao elenco e campanha.

"Muita coisa foi falada sobre a decolagem. Não vou mais falar desse assunto. Não adianta falar a cada jogo. Já falei que o Grêmio vai decolar e ponto. Lá na frente a gente vai ver a colocação do Grêmio", respondeu Portaluppi.

Na sequência, Renato foi questionado sobre qual conceito de 'decolar': estar no G-6 ou brigar pelo título. E apenas disse que o Grêmio vai estar entre os primeiros. A resposta foi seguida de pergunta sobre os motivos para acreditar na arrancada do time. E aí veio o novo conteúdo.

"Em primeiro lugar, a confiança do Grêmio entre os primeiros colocado é a confiança que tenho no meu grupo. É normal o que aconteceu hoje, baixar um pouco a mais. Mas o Coritiba não criou, não. O mais importante foi o resultado. Temos vários problemas, é Covid-19, departamento médico, entrosamento. O Liverpool é o melhor time do mundo, né? Essa semana o melhor time do mundo tomou de sete. E aí, o que vocês têm a falar? O problema deles, acho, é muito dinheiro. O Grêmio tem um grupo muito bom, muito bom. Toda equipe perde, empata? Campeonato Brasileiro um monte de gente fala um monte de besteira, está em casa na pandemia e fica falando um monte de besteiras. A mim, não preocupa. Tenho confiança no meu grupo, no meu time. E volto a repetir, é só olhar a tabela (para ver que a diferença de pontuação não é tão grande e que o Grêmio tem um jogo a menos)", afirmou Renato Gaúcho.

O Grêmio chegou a 17 pontos e tem partida atrasada com o Goiás, pela sexta rodada. No final de semana o time gaúcho visita o Santos, domingo.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, o Liverpool perdeu para o Aston Villa, não para o West Ham.