Topo

Jovens respondem e aliviam Fla em meio a indefinições antes da Libertadores

O lateral esquerdo Ramon foi titular do Flamengo no empate contra o Palmeiras - Alexandre Vidal/Flamengo
O lateral esquerdo Ramon foi titular do Flamengo no empate contra o Palmeiras Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/09/2020 04h00

As últimas semanas do Flamengo tiveram lutas nos bastidores, indefinições sobre a realização de jogo até os últimos minutos, muita discórdia, mas também houve espaço para futebol. Após um surto de Covid-19 acometer dezenas de rubro-negros, uma vitória por 2 a 1 contra o Barcelona reestabeleceu a paz. Os dias passaram, os casos aumentaram e coube a uma safra de meninos formados na casa arrancar um empate por 1 a 1 contra o Palmeiras, no último domingo (27), pelo Brasileirão.

A atuação dos Garotos do Ninho encheu de felicidade o departamento de futebol, que ainda aguarda resultados de uma nova bateria de testes para ver que time enfrentará amanhã (30) o Independiente del Valle, às 21h30, no Maracanã. Apesar do otimismo em ter o reforço de alguns dos sete infectados que poderão estar aptos para o duelo, a performance dos jovens que estão inscritos para a Libertadores trouxeram fôlego novo no clube.

Daqueles que estão prontos para encarar os equatorianos e que jogaram no Allianz Parque, o auxiliar Jordi Guerrero pode contar com o goleiro Hugo, com o zagueiro Natan, com o lateral esquerdo Ramon e também com os atacantes Lázaro e Guilherme Bala. Ante o cenário caótico, o Fla festeja a prova de fogo superada e o fato de o quarteto ter somado pontos valiosos para as próximas batalhas.

O Rubro-Negro realizou ontem (28) os testes obrigatórios da Conmebol. A expectativa é que hoje (29) os resultados fiquem prontos e tragam boas novas após dias de sufoco absoluto no clube. Jogadores infectados após a partida contra o rival de amanhã, em Quito, Diego, Filipe Luís, Matheuzinho, Isla, Renê, Michael e Bruno Henrique são aqueles com chances de reverterem o quadro.

Apesar do otimismo no Fla, a escalação destes atletas não dependerá apenas de um resultado contrário nesta nova testagem. Há algumas etapas a serem superadas para que eles possam estar em campo. Além de não apresentarem sintoma algum e os resultados serem negativos, haverá ainda uma análise entre diretoria e comissão técnica.

Será colocado à mesa o nível de sacrifício ao qual esses jogadores seriam expostos, uma vez que teriam se recuperado do coronavírus há pouco tempo e com um curto prazo pela frente para se preparar antes de um novo compromisso oficial.

Sem os diagnósticos ainda em mãos, os atletas que estão à disposição são: César, Hugo Souza, João Fernando, Natan, João Lucas, Ramon, Lázaro, Gerson, De Arrascaeta, Thiago Maia, Pedro, Lincoln e Guilherme Bala.

Em recuperação de suas respectivas lesões, Pedro Rocha, Gabigol e Diego Alves não têm presença 100% confirmada e trabalham para reforçar a equipe contra os equatorianos. Em compasso de espera, fato é que o clássico de domingo renovou o ânimo de todos no Ninho do Urubu e deu aos jovens um novo status em um elenco recheado de astros.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que foi informado anteriormente, o Flamengo venceu o Barcelona por 2 a 1, e não 1 a 0. O erro foi corrigido.