Topo

Grêmio

Grêmio procura nova identidade e sustenta ambiente com supremacia regional

Renato Gaúcho busca firmar uma nova identidade no Grêmio e time oscila - Lucas Uebel/Grêmio
Renato Gaúcho busca firmar uma nova identidade no Grêmio e time oscila Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/09/2020 04h00

Não fossem os jogos contra times do Rio Grande do Sul, o Grêmio teria vencido apenas um de seus 10 últimos compromissos. Em busca de uma nova identidade, a equipe de Renato Gaúcho tem alternado momentos bons com jornadas bem complicadas. E nesta terça-feira, mais uma vez será testada fora de sua zona de conforto.

Considerando o recorte dos 10 últimos jogos, o Grêmio venceu três vezes, sendo duas contra times gaúchos. Um dos jogos da final do Estadual contra o Caxias e o Gre-Nal da última quarta-feira. Fora do Estado apenas o Bahia.

Empates com Fortaleza, Palmeiras e Atlético-GO, e derrotas para Universidad Católica, Sport, Atlético-MG e Caxias completam os últimos 10 jogos.

A oscilação, porém, é combatida com argumentos consistentes. O Tricolor foi campeão gaúcho e mantém larga vantagem contra o Internacional no clássico Gre-Nal. Não perde há 10 jogos e ganhou quatro vezes só em 2020. Sustenta seu ambiente, hoje, na supremacia regional.

Em campo, além da alternância de resultados que totaliza aproveitamento de somente 40%, a equipe mostrou que procura uma nova identidade. Mudou sua formação e ideia de jogo, tentou apostar em cruzamentos, deixar a essência do time que construiu ao longo dos últimos anos, e ainda não abraçou completamente isso.

Hoje, Renato Gaúcho defende escalação com três volantes. Depois de tentar cadenciar as jogadas de lado, voltará a utilizar a velocidade com Pepê. Não há mais um meia centralizado, posto que foi adotado como cérebro da equipe que conquistou uma série de títulos desde 2016.

E o treinador ainda espera receber reforços da direção. Ou seja, poderá mudar novamente comportamentos e ideias de jogo. A procura por um atacante não para, e nem mesmo o distante sonho em ter Cavani.

O cenário para o jogo de terça-feira é incerto. Maicon pode voltar ao time, ou não. O esquema pode mudar de novo para tornar a equipe mais ofensiva, ou ainda tentar firmar as ideias atuais.

A única certeza é que o momento é desconfortável. O Católica foi amplamente superior ao Tricolor no último confronto entre eles, ocorrido há pouco mais de 10 dias.

Grêmio