Topo

Fluminense

Odair evita culpar Muriel por eliminação do Flu: "Responsabilidade é minha"

Odair Hellmann chamou para si responsabilidade por eliminação do Fluminense na Copa do Brasil - Lucas Mercon/Fluminense FC
Odair Hellmann chamou para si responsabilidade por eliminação do Fluminense na Copa do Brasil Imagem: Lucas Mercon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/09/2020 23h11

O Fluminense acumulou mais uma eliminação vexatória em 2020 ao perder por 3 a 1 para o Atlético-GO e cair da Copa do Brasil na quarta fase. Já são seis anos sem eliminar uma equipe da Série A pela competição. No jogo, o goleiro Muriel teve duas falhas clamorosas, mas o técnico Odair Hellmann evitou culpá-lo e chamou para si a responsabilidade da derrota.

"Não responsabilizo jogador nem grupo. A responsabilidade é minha como treinador pelas decisões. Falhas no futebol acontecem na linha, no gol, futebol é um esporte de erros. Eu como comandante estou atento a todas as situações e tenho como característica passar confiança para os jogadores desempenharem o seu melhor", declarou Odair Hellmann em sua entrevista coletiva após o jogo.

Ainda de acordo com o treinador, o mérito foi do Dragão, que conseguiu traduzir em gols as chances que teve em um jogo equilibrado.

"Criamos oportunidades mas principalmente no segundo tempo, duas situações mais perigosas. O primeiro tempo foi mais truncado, tomamos um gol cedo, o que gerou confiança ao adversário. Retomamos, tentamos colocar a bola no chão e tivemos mais dificuldade que o normal. A produção foi pequena. Criamos, mas não conseguimos ser efetivos. Os jogadores tentaram, mas a equipe adversária foi feliz em conseguir os gols, concretizar as oportunidades em um jogo de poucas chances, então não responsabilizo o grupo ou nenhum jogador individualmente".

O técnico não comparou a eliminação na Copa do Brasil com a queda precoce na Copa Sul-Americana, ainda em fevereiro, justamente por serem momentos muito diferentes da temporada. Questionado se seu trabalho estava em risco, Odair se resumiu a dizer que, no Brasil, o emprego de um treinador "está sempre em avaliação do primeiro ao último dia".

"O trabalho no futebol brasileiro está sempre em avaliação: do primeiro ao último dia. Na Sul-Americana, não tínhamos nem possibilidade de inscrever alguns jogadores, outros lesionados. Hoje a eliminação nos dói muito. Fizemos um jogo para buscar a diferença no Maracanã, porque sabíamos que aqui seria difícil. É doloroso", resumiu.

Os erros individuais, entretanto, foram citados por Odair como "detalhes". Hellmann elogiou a eficiência do Atlético-GO na partida e espera que o elenco tire as falhas como lições para o Campeonato Brasileiro.

"Oferecemos os detalhes para que o adversário aproveitasse, eles foram eficientes e nas chances que tivemos, não conseguimos concluir. Agora é visualizar o Brasileirão para que a gente retome, faça um ótimo campeonato mas que tenhamos que visualizar, pegar as lições desses erros e não cometê-los mais, seguindo mais forte adiante", opinou.

Com as perdas no elenco, Odair Hellmann espera por reforços, mas trabalha o tema internamente. Agora só com o Brasileirão pela frente até fevereiro de 2021, o Fluminense se prepara para enfrentar o Coritiba, na segunda-feira (28), às 20h. No 10º lugar com 14 pontos, o Tricolor venceu apenas uma das últimas seis partidas na competição por pontos corridos.

Confira a íntegra da coletiva de Odair Hellmann:

Fluminense