Topo

Santos

Sub-20 do Santos estreia no BR com camisa 9 e mais 15 da Libertadores

Gabriel Pirani em atuação pelo sub-20 do Santos na Copa São Paulo de Futebol Jr - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Gabriel Pirani em atuação pelo sub-20 do Santos na Copa São Paulo de Futebol Jr Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

23/09/2020 04h00

O time sub-20 do Santos estreia hoje (23) no Campeonato Brasileiro da categoria diante do Vitória, às 15h, no Barradão, em Salvador (BA). Dos 18 relacionados pelo técnico Pablo Fernandez, 16 estão inscritos pelo Peixe na Copa Libertadores, após alteração que aumentou para 50 o número máximo de jogadores registrados na competição internacional.

Dentre eles, destaque para o atacante Gabriel Pirani, que veste a camisa 9 no torneio continental. Ele participou da Copa São Paulo nesta temporada e foi reserva, mas entrou em todos os jogos e ganhou elogios. Para ele, sua responsabilidade aumentou após a inscrição na Libertadores.

"Depois da Copinha, não tivemos mais jogos. Foram longos meses de treinos e, agora, chegou a tão sonhada hora de estar em campo. Preciso dizer que valorizo ainda mais o amor pela minha profissão após esse período de paralisação. Voltar como o 9 do Santos na Libertadores tem sim, um diferencial. Sei o peso disso e cabe a mim, mostrar em campo a aposta que o clube está fazendo no meu potencial. Não há oportunidade melhor do que esta estreia para colocar isso em prática", disse o jovem de 18 anos.

A equipe santista irá contar com duas estreias na temporada: o lateral Mikael Doquinha e o atacante Moraes. Doquinha volta de contusão após romper parcialmente o ligamento cruzado do joelho. Já Moraes ficou fora da Copinha para realizar um trabalho especial e estar pronto para receber uma oportunidade no profissional, que ainda não veio.

"Eu me preparei demais em todo esse período e tenho feito excelentes treinos, seja com o time sub-23, seja nas oportunidades que tive com os profissionais e também no sub-20. Por estar sem realizar jogos regulares, foquei muito na minha parte física, no meu fortalecimento muscular, para que pudesse voltar bem. Fiquei muito feliz por estar na lista da Libertadores e sei que isso aumenta a minha responsabilidade para essa estreia. A minha felicidade para esse jogo é imensa e confio que nossa equipe pode iniciar essa competição com um grande resultado", disse Matheus Moraes.

"Primeiro jogo oficial, estou muito bem, feliz e confiante. Um ano e dois meses parado, mas estou bem fisicamente, 100% e pronto para dar o melhor pela equipe, fazer minha parte ali atrás e sair com a vitória", afirmou Doquinha.

Dentre os que foram relacionados para a partida de estreia, somente Victor Yan e Caio Mota não estão inscritos na Libertadores. A inscrição dos jovens na Libertadores vem em momento de grave crise financeira no Santos, que está proibido pela Fifa de registrar novos jogadores pelas próximas três janelas de transferências por duas dívidas diferentes — com Hamburgo (ALE) e Huachipato (CHI).

O Brasileirão sub-20 será disputado por 20 equipes em turno único. Se classificam os oito melhores para duelos mata-mata em ida e volta. Confira os 17 relacionados para a estreia:

Goleiros: Matheus Saldanha e Paulo Mazoti;

Laterais: Mikael Doquinha e Lucas Sena;

Zagueiros: Derick, Gustavo Cipriano, Jhonnathan e Robson Reis;

Meias: Felipe Carvalho, Victor Yan, Lucas Barbosa e Donizete;

Atacantes: Moraes, Gabriel Pirani, Allanzinho, Wesley Santos, Caio Mota e Andrey Quintino.

Santos