Topo

OPINIÃO

Arnaldo: 'Me parece que Neymar vai até o fim para comprovar o racismo'

Do UOL, em São Paulo

14/09/2020 20h03

O atacante brasileiro Neymar foi expulso após uma agressão, acusou o zagueiro espanhol Álvaro González de racismo e reclamou da omissão dos árbitros durante o clássico francês entre Paris Saint-Germain e Olympique de Marselha, pelo Campeonato Francês.

No podcast Posse de Bola #56, Arnaldo Ribeiro comenta o episódio e vê o atleta brasileiro com o respaldo do clube e dos torcedores parisienses para ir até o fim nesta questão para comprovar o ato racista do jogador adversário e que ele demonstrará amadurecimento se realmente ir adiante no caso, se realmente o ato de racismo tiver ocorrido.

"Me parece, pelas manifestações e pelo acolhimento que ele vem recebendo em Paris da diretoria, dos torcedores, do público, que ele vai até o fim nessa história para, de fato, comprovar. E acho que é como a gente estava discutindo nos últimos meses. A discussão aqui era se essas últimas atitudes em campo, fora de campo, algumas situações em que ele estava sempre ausente, era só o cara das redes sociais, do Tik Tok, se isso significa um sinal enfim de um amadurecimento do cidadão Neymar Junior", diz Arnaldo.

"Acho que esse episódio é simbólico. Se ele tiver razão e for até o fim, a gente pode começar a vê-lo com outros olhos a partir daí. Agora, é como o Juca falou, se ele não estiver com razão nesse episódio, aí a coisa fica muito complicada. Por tudo o que vem acontecendo, eu acho que ele está com a razão nesse fato e ele vai até o fim nessa história, com o respaldo parisiense em questão", completa.

Arnaldo também critica o regulamento da Liga Francesa de Futebol, que prevê uma suspensão semelhante da agressão de Neymar a um caso de racismo, com apenas três jogos de diferença.

"Essas coisas são indesculpáveis se elas aconteceram. E já tem a questão no regulamento, a expulsão do Neymar por esse cascudinho pode render a ele suspensão de sete jogos. A questão do zagueiro espanhol do Olympique de Marselha, se comprovada, pelo regulamento do Campeonato Francês rende uma suspensão de dez jogos. Então, entre o cascudinho e a ofensa racista, pelo regulamento, são três jogos de diferença. Para vocês verem como é que são as questões esportivas mesmo envolvendo uma situação que é totalmente extra esportiva", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.