Topo

Olympique diz que Álvaro González não é racista e relata ameaças a zagueiro

Do UOL, em Sâo Paulo

14/09/2020 15h54

Em comunicado divulgado hoje, o Olympique de Marselha defendeu o zagueiro espanhol Álvaro González. No jogo da véspera contra o Paris Saint-Germain, o jogador foi acusado pelo atacante Neymar de ter feito a ele uma ofensa de cunho racista.

No primeiro tempo do duelo no Parc des Princes, após uma disputa entre González e Ángel di María, Neymar tomou as dores do companheiro e foi tirar satisfações. Em vídeo, é possível ver Neymar repetindo "racismo, não". O camisa 10 afirma ter sido chamado de "macaco" pelo rival.

"Álvaro Gonzalez não é racista", afirmou o Olympique na nota. "Ele nos mostrou isso por meio de seu comportamento diário desde que chegou ao clube, como seus companheiros já testemunharam. O clube fica à disposição da comissão disciplinar para cooperar plenamente na apuração de todos os acontecimentos."

Na nota, a equipe de Marselha — que venceu o clássico do fim de semana por 1 a 0 — afirmou que o jogador vem recebendo ameaças de morte, e responsabilizou internautas do Brasil por supostamente divulgar o número de telefone do zagueiro.

"O clube condena a divulgação dos números de telefone privados de Álvaro Gonzalez e seus familiares na mídia e nas redes sociais do Brasil durante a noite, dando origem a assédios constantes, incluindo ameaças de morte", afirma.

Confira o comunicado oficial:

"O Olympique de Marselha está muito satisfeito com a vitória de ontem sobre o Paris Saint-Germain. Esta vitória, obtida de forma justa, foi conquistada em campo graças ao empenho constante dos nossos jogadores, que souberam aplicar na perfeição uma estratégia previamente definida."

"Álvaro Gonzalez não é racista, ele nos mostrou isso por meio de seu comportamento diário desde que entrou no clube, como seus companheiros já testemunharam. O clube fica à disposição da comissão disciplinar para cooperar plenamente na apuração de todos os acontecimentos que marcaram este encontro, e nas 24 horas que os antecederam."

"Essa polêmica é séria e já tem consequências graves. O clube condena a divulgação dos números de telefone privados de Álvaro Gonzalez e seus familiares na mídia e nas redes sociais do Brasil durante a noite, dando origem a assédios constantes, incluindo ameaças de morte."

"O Olympique de Marselha é o verdadeiro símbolo do antirracismo no desporto profissional francês, dada a sua história e a da cidade de Marselha, a diversidade das suas arquibancadas e a luta implacável que conduz sempre para erradicar este flagelo. Seus jogadores demonstram isso em seu compromisso diário dentro e fora do campo."