Topo

Emocionado, Rafinha se despede do Flamengo: "Meu coração vai ficar aqui"

Rafinha concede coletiva de despedida do Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo
Rafinha concede coletiva de despedida do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

17/08/2020 16h06

Após aceitar uma proposta do Olympiacos, da Grécia, o lateral-direito Rafinha se despediu do Flamengo na tarde de hoje (17). Em entrevista no CT Ninho do Urubu, o ex-camisa 13 se emocionou e não segurou as lágrimas, garantindo que o coração fica no Rubro-Negro. Questionado sobre Mauricio Isla, fez elogios ao possível substituto.

Rafinha explicou que a proposta do clube grego chegou na tarde da última quarta-feira e a resposta tinha de ser dada rapidamente. Ele ressaltou considerar um prêmio, aos 34 anos, ainda ter mercado na Europa.

"Realizei sonhos aqui. Fui campeão do Brasileiro, da Libertadores, conquistei títulos com o Flamengo. Isso foi a parte mais importante desse ano que passou. Com 34 anos ainda ter mercado na Europa... Todo mundo sabe, meus companheiros estão aqui e são prova disso. Dei meu sangue toda vez que entrei em campo. Em alguns momentos fui para o sacrifício. Principalmente ano passado, quando tive lesão no rosto, mas pelos meus companheiros encarei e deu resultado", disse.

"Acho que, para mim, é um prêmio, aos 34 anos, receber proposta de clube europeu. Isso é um desafio também. Minha cabeça está tranquila e o que puder fazer para ajudar esse clube, mesmo de longe, eu vou. Meu coração vai ficar aqui, deixei raízes aqui", completou.

Sobre Isla, Rafinha garantiu que, caso a contratação aconteça, o Rubro-Negro estará bem servido na lateral direita.

"Com certeza. é um grande jogador. Procurei tirar informações. Jogou com o Vidal, na seleção chilena, muito tempo. Vem para um grande clube. Se o acerto se concretizar, Flamengo estará bem servido. [Isla] Tem uma carreira na Europa. Desejo toda a sorte do mundo. Vem para um dos maiores clubes do mundo, o maior do Brasil, campeão de tudo. Não tem melhor referência para um jogador".

O ex-camisa 13 do Fla salientou que não foi apenas o lado esportivo que pesou para que ele tomasse a decisão de aceitar defender o Olympiacos nas próximas temporadas.

"Envolve muita coisa. Além do clube, tem a família. Foi muito rápido. Recebi a proposta na quarta-feira, antes do jogo com o Atlético-GO. Sabia de interesse de outros clubes, tive proposta, mas nada que tivesse mexido. Foi uma decisão muito rápida. Tenho família e filhos, e isso pesou. Tive de tomar uma decisão rápida e foi isso que aconteceu", afirmou.

O jogador ressaltou que a diretoria fez uma boa contraproposta e se esforçou pela permanência dele na Gávea. Ele contou ainda que, inicialmente, teria uma reunião nesta semana com a cúpula para conversar sobre a renovação de contrato.

"Não é que não tenha avançado [reunião por renovação]. Já tinha uma reunião marcada com o Flamengo essa semana e aconteceu isso na quarta. O Flamengo fez de tudo para que eu permanecesse. Eu também tive de pensar muito para decidir sobre isso. Também tenho minha vida, minha família, e tenho poucos anos de futebol. O Flamengo fez de tudo. Mas é um momento de cabeça tranquila. Vou sabendo que o dever foi cumprido. É mais um desafio que vou encarar", indicou.

Rafinha revelou que teve uma conversa com João Lucas, jovem lateral-direito que era seu substituto imediato, e garantiu que o elenco confia no camisa 30.

"Falei com o João Lucas depois do jogo [contra o Atlético-GO]. Todo mundo sabe a confiança que o grupo tem. [João Lucas] Tem qualidade, precisa mostrar o futebol que ele tem. Espero que possa ter mais jogos para mostrar a qualidade. Todos confiam nele", assegurou.

Brincadeira de Gabigol

Gabigol brinca em coletiva de despedida do Rafinha do Flamengo - Foto: Alexandre Vidal / Flamengo - Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Imagem: Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

No começo do pronunciamento de Rafinha, Gabigol entrou na sala de imprensa com diversas garrafas de "Gatorade" na mão. Em tom de brincadeira, perguntou: "Vai chorar, não, né? Chorão" e deu um abraço no lateral-direito.

Recentemente, Rafinha foi alvo de zoações de torcedores rivais, que disseram que, nos tempos de Bayern de Munique (ALE), o jogador era "entregador de Gatorade". Após o título do Carioca, em resposta, o ex-camisa 13 rubro-negro distribui o isotônico aos companheiros.

Participação dos companheiros

Gabigol, Diego Alves e Filipe Luis acompanharam a coletiva do Rafinha e chegaram a participar do evento. Gabigol perguntou ao lateral-direito quanto ele havia gastado com churrasco — o jogador gostava de fazer churrasco com o elenco. Já Filipe Luis, afirmou que o elenco ama Rafinha e que o jogador que chegar para a posição terá de se esforçar muito para repetir o feito do camisa 13.

'Briga' nos comentários

No chat ao vivo da FlaTV, houve uma disputa entre os torcedores do Flamengo. Alguns chamavam Rafinha de "mercenário" e "judas", enquanto outros agradeceram pela contribuição do jogador nas últimas conquistas.