Topo

Marcel Rizzo

Libertadores estipula data para clube decidir se manda jogo em outro país

Troféu da Copa Libertadores é erguido após o Flamengo vencer o River Plate e conquistar a edição de 2019 - Manuel Velasquez/Getty Images
Troféu da Copa Libertadores é erguido após o Flamengo vencer o River Plate e conquistar a edição de 2019 Imagem: Manuel Velasquez/Getty Images

Colunista do UOL

17/08/2020 11h04Atualizada em 17/08/2020 12h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) determinou uma data para os clubes solicitarem mudança de local de seus jogos na Libertadores que pode, inclusive, ser pedido para atuar como mandante em outro país por causa da pandemia. É 20 de agosto, próxima quinta-feira portanto.

A intenção da confederação sul-americana a estipular um prazo são duas: 1) se organizar e ter tempo hábil para aprovar estádios e cidades que forem indicadas por clubes participantes; 2) "forçar" países que ainda não aprovaram o protocolo sanitário para retorno dos jogos da competição a fazer isso. A Libertadores está prevista para retornar em 15 de setembro após seis meses de paralisação por causa da Covid-19.

Internamente, a Conmebol avalia que não terá problemas para que delegações ingressem e saíam dos países com base no protocolo apresentado que prevê, entre outros pontos, que as delegações viajem de voos fretados, utilizem áreas de embarque e desembarque exclusivos e confinem os atletas nos hotéis por 72 horas, tempo máximo de permanência no país visitado — atletas só sairiam para jogar e treinar. A Conmebol ajudará a pagar os voos charters.

Até a manhã desta segunda-feira (17) havia sido divulgado que somente Equador, Paraguai e Venezuela já tinham aprovado as regras sanitárias para as partidas ocorrerem sem problemas, inclusive para o acesso das delegações aos aeroportos e hotéis. Essas liberações valem também para a Copa Sul-Americana, que só retorna no fim de outubro e por isso prazo para pedir mudança de local de partida será outro.

No fim da manhã foi anunciado que o Brasil também aprovou, se tornando o quarto país — não havia temor que isso não ocorresse até porque o governo federal tem apoiado o retorno do futebol mesmo no auge da pandemia por aqui. Todos os estados que têm clubes na Libertadores já liberaram o futebol, sem torcida nos estádios, e nenhum clube brasileiro cogita neste momento ter que atuar fora de seu estado ou do país.

Como o blog revelou na semana passada, o protocolo da Conmebol é até mais rígido que o da CBF. Por exemplo: qualquer jogador com o teste PCR (aquele que detecta o coronavírus que causa a Covid-19 no corpo da pessoa naquele momento) positivo não vai poder jogar. A CBF liberou que positivados com mais de 14 dias de contaminação possam atuar com base em norma de órgão dos EUA, que diz que esses atletas não transmitem mais a doença.

A confederação sul-americana também definiu que não adiará partidas — a CBF tem adiado por causa de times com vários casos de contaminados. Se um clube não puder jogar por causa da Covid-19 a vitória será dada ao adversário (por WO).