Topo

OPINIÃO

Arnaldo: "Flamenguista trocaria o título carioca pela permanência do Jesus"

Do UOL, em São Paulo

15/07/2020 04h00

O Flamengo decide hoje, às 21h, o título do Campeonato Carioca com o Fluminense, no Maracanã, em jogo que também pode marcar a despedida do técnico Jorge Jesus, caso o português confirme a sua saída para reassumir o Benfica.

No podcast Posse de Bola #41, o jornalista Arnaldo Ribeiro vê o torcedor flamenguista aflito com a situação e acredita que ele trocaria a conquista de mais um título estadual pela permanência do treinador que mudou a forma de o time jogar e conquistou a Libertadores e o Campeonato Brasileiro em 2019.

"E aí eu acho que o torcedor do Flamengo, particularmente, o que está acontecendo hoje é uma sacanagem. Eu observo na reação dos caras nas redes sociais, porque o torcedor do Flamengo, ele se iludiu da seguinte forma. Quando o Jesus volta para o Brasil de máscara e começa todo o trabalho e renova o contrato com o Flamengo, aquele dia deu para perceber que era uma sensação de alívio entre os rubro-negros, uma sensação assim: 'O cara renovou, é por um ano só? Vai invadir a outra temporada? Não importa, ele renovou', o que era a grande preocupação", firma Arnaldo (disponível no vídeo acima a partir de 23:40).

"Mas essa renovação, no final das contas, não adiantou para os caras terem uma semana de sossego, porque hoje está claro que o torcedor do Flamengo trocaria o título do Carioquinha, como diz o Juca, pela permanência do Jesus. Mais, ele trocaria vários jogadores do Flamengo pela permanência do Jesus, só que o Jesus inteiro, o Jesus com aquela verve toda. E aí a gente está vendo que essa situação está longe de ser resolvida e tumultua a cabeça do torcedor do Flamengo", completa o jornalista.

Arnaldo também reforça que o Flamengo vai ter dificuldades no caso de precisar encontrar um substituto para Jorge Jesus e não vê nenhum técnico brasileiro ou estrangeiro com características próximas à do português para uma rápida adaptação.

"É claro que o Flamengo é muito maior do que o Jorge Jesus, não tem comparação, óbvio, como qualquer time é maior do que o treinador ou os jogadores, mas para arrumar um treinador bom para suceder o Jesus, não é simples. Eu acho que não tem nenhum brasileiro nessa condição atual e estrangeiros com essas características peculiares, com o fator língua e tudo mais, também não são tantos assim em profusão. Acho muito difícil substituir o Jesus", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.