Topo

Vasco

Guarín enfrenta problemas pessoais e Vasco dá suporte a colombiano

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/07/2020 04h00

O Vasco retomou suas atividades, venceu duas partidas e já foi até eliminado do Campeonato Carioca, mas a sua grande estrela não foi notada. Reconhecido internacionalmente, principalmente, pelas passagens por Inter de Milão (ITA) e Porto (POR) , Fredy Guarín enfrenta problemas pessoais e tem recebido suporte e tempo por parte do Cruz-maltino para resolver as questões.

O colombiano teve uma separação de casamento recente. Anteriormente, além da esposa, vivia com o filho mais novo no Rio de Janeiro, algo que o deixou abatido.

Outro ponto que influenciou em seu estado de espírito foi a pandemia do coronavírus. No início do ano, após longa negociação, decidiu renovar com o Vasco "por amor". Feliz com o carinho que recebeu da torcida - onde ganhou até mesmo um funk personalizado - fez uma tatuagem da cruz de malta no braço esquerdo.

Porém, em seguida, veio a paralisação do futebol e o isolamento social, algo que frustrou a experiência que o havia encantado, principalmente porque ainda não há uma previsão de retomada de público de forma totalitária nos estádios.

A diretoria entendeu a situação e permitiu que Guarín passasse um tempo na Colômbia perto de amigos e parentes. Já a Vasco TV preparou uma surpresa especial para o seu aniversário, quando completou 34 anos no último dia 30 (vídeo acima).

Numa tentativa de comovê-lo e mostrar que o clube está ao seu lado, colheu uma série de depoimentos em vídeo de diversos astros do futebol mundial que atuaram com ele, como Jamez Rodríguez, Cuadrado, Lisandro Lopez, Zanetti, Hulk, Valderrama, entre outros, algo que o deixou nitidamente emocionado.

Em suas palavras de agradecimento, inclusive, chegou a citar a questão da solidão:

"Obrigado. A verdade é que é bonito escutar essas palavras. A gente acaba de jogar futebol e isso passa, mas é bonito deixar uma imagem como pessoa. E o que cada pessoa falou foi isso, que ficou marcada com minha personalidade, como ser humano. Eu quero agradecer a todos, principalmente a vocês [Vasco TV] que tiveram essa ideia, e a cada um dos que me mandaram mensagem. Muito obrigado! Vocês estão me fazendo um dia muito, muito especial por muitas coisas. Hoje estou sozinho aqui, mas vocês me fizeram me sentir em família", disse no momento da exibição do vídeo surpresa, no dia do seu aniversário.

Guarín já teve uma conversa com a diretoria vascaína e deve definir seu futuro com o Vasco nesta semana.

Técnico da equipe, Ramon Menezes deixou claro que conta com ele após a vitória sobre o Madureira por 1 a 0, mas ressaltou que o colombiano precisa estar no Vasco "de corpo e alma":

"Da qualidade e da importância do Guarín eu acho que não preciso nem falar. Mas ele tem que estar de corpo e alma aqui no Vasco. Trabalhar e recuperar a parte física, porque a parte técnica ele tem de sobra. A gente conta com ele".

Vasco