Topo

Carioca - 2020

Elenco do Botafogo entra com faixa e se ajoelha em protesto no meio do jogo

Jogadores do Botafogo exibem faixa de protesto antes de jogo contra a Cabofriense - Thiago Ribeiro/AGIF
Jogadores do Botafogo exibem faixa de protesto antes de jogo contra a Cabofriense Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, em São Paulo

28/06/2020 11h30

Houve protesto no retorno do Botafogo ao futebol, hoje, no Estádio Nilton Santos. Primeiro, os jogadores da equipe carioca exibiram uma faixa aparentemente em alusão ao "Jogo Seguro", protocolo elaborado pela Ferj para a volta da disputa do Campeonato Carioca. Depois, já com a bola rolando, o time se ajoelhou no gramado.

A faixa, que acompanhou a equipe na entrada à partida, tinha os dizeres "protocolo bom é o que respeita vidas". O Botafogo, vale destacar, foi um dos principais clubes contrários à volta dos jogos estaduais.

Jogadores do Botafogo se ajoelham em ato contra o racismo na partida contra Cabofriense pelo Campeonato Carioca - DIEGO MARANHÃO/AM PRESS & IMAGES/ESTADÃO CONTEÚDO - DIEGO MARANHÃO/AM PRESS & IMAGES/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadores do Botafogo se ajoelham em ato contra o racismo na partida contra Cabofriense pelo Estadual
Imagem: DIEGO MARANHÃO/AM PRESS & IMAGES/ESTADÃO CONTEÚDO

Com cerca de dois minutos do primeiro tempo, os jogadores se ajoelharam por alguns segundos. O gesto foi uma menção aos protestos contra o racismo que rodam o mundo. A Cabofriense respeitou a ação botafoguense e se manteve paralisada, aguardando. A maioria do time não acompanhou a iniciativa alvinegra.

O Botafogo venceu por 6 a 2. Pedro Raul (duas vezes), Cícero, Bruno Nazário, Luis Henrique e Caio Alexandre marcaram para o Bota, enquanto Emerson Carioca e Diego Sales, de pênalti, descontaram.

Com a vitória, o Botafogo vai a sete pontos no Grupo A da Taça Rio, na segunda colocação. Empatado em pontos com o Boavista, o Alvinegro leva vantagem nos gols pró (9 a 5). A Cabofriense segue sem pontuar no segundo turno do Campeonato Carioca.