Topo

Flu pode se 'classificar' mesmo sem entrar em campo; Bota precisa jogar

Bota e Flu estão unidos fora de campo, mas na tabela do Carioca as situações são diferentes - Thiago Ribeiro/AGIF
Bota e Flu estão unidos fora de campo, mas na tabela do Carioca as situações são diferentes Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/06/2020 04h00

Botafogo e Fluminense estão unidos na árdua luta de convencer a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e as autoridades para voltarem a atuar somente a partir de 30 de junho, pelo menos. Porém, no que compete ao campo e bola, suas situações são diferentes em relação à tabela do Campeonato Carioca.

Enquanto o Tricolor vive um momento mais confortável como líder do Grupo B com nove pontos, o Alvinegro é o quarto colocado do Grupo A e está a três pontos da zona de classificação para as semifinais da Taça Rio.

Fluminense

O Fluminense, por exemplo, pode se 'classificar' para as semifinais sem sequer entrar em campo. Para isso, basta que o Vasco vença o Macaé e o Resende supere o Madureira, nos dois jogos que aconteceriam ontem (21), mas que foram adiados pela Ferj.

Neste cenário, somente o Volta Redonda poderá ultrapassar o Tricolor, chegando aos dez pontos se vencer as duas últimas partidas, o que o deixará com um ponto a mais que o clube das Laranjeiras.

Além dele, o Madureira é o único que ainda poderá igualar o Tricolor em pontos. Porém, terá que vencer o Vasco na última rodada e tirar uma diferença de saldo que hoje é de 10 gols, algo que torna a missão quase que impossível.

Botafogo

O grupo do Botafogo foi o único que já teve partida, sendo as duas na última quinta-feira (18), na data que marcou a retomada do Estadual. O Flamengo venceu o Bangu por 3 a 0 e garantiu sua classificação antecipada. Já Portuguesa e Boavista ficaram no 0 a 0 e, com isso, a Lusa carioca chegou aos mesmos quatro pontos do Alvinegro e o time de Bacaxá (RJ) foi a sete pontos, ocupando a segunda colocação e se mantendo na zona de promoção para as semifinais da Taça Rio.

Caso chegue a um consenso e resolva disputar a competição, o Botafogo precisará vencer a lanterna Cabofriense de qualquer maneira para se manter vivo e chegar aos sete pontos também, fato que o deixará igualado ao Boavista. No entanto, a equipe de Bacaxá, no momento, possui quatro gols a mais de saldo.

Neste cenário, na última rodada o Alvinegro encara a Portuguesa e o Boavista pega o líder Flamengo. Situação que poderá se tornar favorável ao clube de General Severiano.

E se Bota e Flu não jogarem?

A participação de Botafogo e Fluminense na competição ainda é completamente incerta. A intervenção do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, baixando um decreto no último sábado vetando os jogos da dupla até o próximo dia 25 foi, de certa forma, favorável à dupla, já que nos dois arbitrais da Ferj e nas duas audiências conciliatórias no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não se conseguiu chegar a um acordo.

O Fluminense, por exemplo, já se mostra mais flexível e topa jogar a partir de 30 de junho, com sua última rodada acontecendo em 3 de julho. Desta forma, o Botafogo jogaria dias 1º e 4 de julho. Porém, até o momento, a Ferj não simpatiza com tal ideia.

Mas e se todas as tentativas de consenso se esgotarem e a dupla decidir não entrar em campo? O que acontece?

Segundo o regulamento, serão aplicados W.O. com os respectivos adversários sendo declarados vencedores com o placar de 3 a 0. O Alvinegro, então, estará eliminado e o Tricolor passará a ter sua classificação ameaçada, a não ser que aconteça a combinação explicada acima no texto.

Nestes casos, Cabofriense e Portuguesa - que ainda estão agendados para enfrentar o Botafogo - e Volta Redonda e Macaé —escalados para encarar o Fluminense— serão os beneficiados.

Bota e Flu podem ser rebaixados?

Há, porém, um item no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que pode dar brecha para problemas maiores à dupla. O inciso 3º do artigo 203, que fala sobre W.O., diz que "em caso de reincidência específica, a entidade de prática desportiva será excluída do campeonato, torneio ou equivalente em disputa". Ou seja, mesmo que o Fluminense se classifique na pontuação, estaria excluído da competição.

Mais do que isso: o documento prevê que, ainda em caso de reincidência, os clubes podem ser rebaixados em campeonatos que preveem acesso e descenso.

Porém, isso não deve ocorrer pois o CBJD explicita que essa punição só deve acontecer uma vez que as equipes deixem de disputar as partidas sem justa causa, o que não seria o caso, já que Botafogo e Fluminense estão com esta postura em função da pandemia do coronavírus.