Topo

Ferj suspende rodadas da Taça Rio, e jogo do Vasco muda de data de novo

Presidente da Ferj, Rubens Lopes discursa no encerramento do Fórum de debates do futebol carioca - Pedro Ivo Almeida/UOL
Presidente da Ferj, Rubens Lopes discursa no encerramento do Fórum de debates do futebol carioca Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/06/2020 19h19

Uma resolução de diretoria assinada hoje (21) pelo diretor do departamento de competições da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Marcelo Vianna, suspende a 4ª e a 5ª rodada da Taça Rio. Com isso, os jogos entre Vasco e Macaé, e Madureira e Resende, anteriormente adiados para esta quarta (24), novamente mudaram de data. Além disso, Flamengo e Boavista, que também jogaria no mesmo dia, sofreram tal alteração.

Segundo o documento, tais rodadas acontecerão agora na próxima sexta (26) e sábado (27), e as datas certas de cada partida serão definidas em até 24 horas.

A decisão por uma nova mudança aconteceu em função, principalmente, do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, decidir por não ajustar o decreto oficial feito por ele no último sábado (20), que suspendia todas as competições esportivas no município até o próximo dia 25.

Mesmo o político garantindo, através de sua assessoria de imprensa, que não via problema em Flamengo e Vasco jogarem na quarta-feira, dia 24, a Ferj não se sentiu segura em manter as partidas.

Confusão de decretos

Toda a confusão se iniciou na tarde de ontem (20) quando Crivella baixou um decreto no Diário Oficial suspendendo todas as competições esportivas até o próximo dia 25. Tão logo tal publicação foi feita, Vasco e Ferj passaram a estudar a possibilidade de transferir a partida para o município de Saquarema (RJ). Foi quando um segundo decreto surgiu, com uma correção que indicava que tais medidas só valiam para os jogos de Botafogo e Fluminense.

Globo cancela transmissão

A mudança de decreto fez com que a Globo desistisse de transmitir a partida em todas as suas plataformas, alegando que a primeira medida havia desmobilizado sua equipe.

Jogos adiados

Diante de toda a confusão, a Ferj decidiu adiar os jogos entre Vasco e Macaé, e Madureira e Resende, que aconteceriam hoje (21), para a próxima quarta (24) e quinta-feira (25), respectivamente.

Crivella desiste de ajuste

Na manhã de hoje (21), Crivella decidiu por não mais fazer ajustes no Diário Oficial, mantendo o decreto inicial que suspendia todas as competições esportivas até o próximo dia 25. Sua assessoria, porém, informou que o documento só valia para os jogos de Botafogo e Fluminense, e que se os protocolos da Ferj e da Vigilância Sanitária se adequassem, as partidas de Flamengo e Vasco, na quarta (24), poderiam acontecer.

Porém, a insegurança jurídica desta confusa postura da Prefeitura fez com que a federação decidisse por suspender a 4ª e a 5ª rodada.