Topo

Crivella não ajusta decreto, e diz que Fla e Vasco podem jogar mesmo assim

Prefeito do Rio, Marcelo Crivella decidiu não ajustar mais o decreto de suspensão do Campeonato Carioca - André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo
Prefeito do Rio, Marcelo Crivella decidiu não ajustar mais o decreto de suspensão do Campeonato Carioca Imagem: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

Bruno Braz e Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/06/2020 14h37

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, causou mais confusão hoje (21) após um sábado em que as datas de jogos do Campeonato Carioca foram modificadas três vezes. Neste domingo, o político informou que não mais ajustará o Diário Oficial, como havia dito ontem (20) que faria. Deste modo, considerando-se a lei ao pé da letra, o Estadual segue suspenso até o próximo dia 25, apesar da autoridade acreditar que, mesmo assim, Flamengo e Vasco poderão atuar na quarta, dia 24.

A confusa atualização foi informada pela assessoria de imprensa da Prefeitura. No texto, consta um depoimento de Crivella tentando explicar o motivo de ter feito o decreto, salientando que o objetivo é tentar equiparar o protocolo "Jogo Seguro", elaborado pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), com o criado pela Vigilância Sanitária.

"Houve um novo protocolo sanitário apresentado pela FFERJ, mas diferente do protocolo da Vigilância Sanitária da Prefeitura, que, então, pediu uma reunião com a FFERJ para compatibilizar as regras oficiais e a realização das partidas de futebol. É, portanto, o que vamos fazer na segunda, terça e quarta-feira. Porém, esperamos compatibilizar logo esses dois protocolos para, já na quarta-feira, 24/06, haver jogos", disse Crivella no comunicado, que ainda tem um trecho complementar que diz que o prefeito acredita que "não deverá haver impedimento para jogos nesta data (24/06) do Flamengo e quais outros estiverem marcados".

Sobre a decisão de não ajustar o Diário Oficial, o informativo explica: "Crivella afirmou que o decreto não precisará ser ajustado, porque a validade é no primeiro dia útil, a partir desta segunda-feira, 22/06, quando as duas equipes, da Vigilância Sanitária municipal e da FFERJ, já estarão em reunião para compatibilizar os protocolos o quanto antes".

Depois de um grande desencontro de informações ontem (20), a Ferj decidiu por adiar as partidas que aconteceriam hoje (21) entre Vasco e Macaé, e Madureira e Resende, para quarta (24) e quinta (25), respectivamente.

Jogos fora da lei?

A nova confusão se dá pelo fato das partidas de Vasco e Macaé e Flamengo e Boavista, a princípio marcadas para quarta (24), estarem fora do que se estabelece no decreto, uma vez que ele é explícito em dizer que todas as competições esportivas estão suspensas até o próximo dia 25.

Veja a íntegra do comunicado da Prefeitura:

"O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, disse neste domingo, 21/06, que, na prática, o decreto municipal publicado em edição extraordinária neste sábado, 20/06, vai afetar somente jogos do Botafogo, Fluminense e seus respectivos adversários. Crivella explicou que o decreto foi necessário, porque a Federação de Futebol do Estado do Rio (FFERJ) postou em seu site protocolos sanitários divergentes dos da Prefeitura.

- Houve um novo protocolo sanitário apresentado pela FFERJ, mas diferente do protocolo da Vigilância Sanitária da Prefeitura, que, então, pediu uma reunião com a FFERJ para compatibilizar as regras oficiais e a realização das partidas de futebol. É, portanto, o que vamos fazer na segunda, terça e quarta-feira. Porém, esperamos compatibilizar logo esses dois protocolos para, já na quarta-feira, 24/06, haver jogos - disse o prefeito, acreditando que não deverá haver impedimento para jogos nesta data (24/06) do Flamengo e quais outros estiverem marcados.

Crivella afirmou que o decreto não precisará ser ajustado, porque a validade é no primeiro dia útil, a partir desta segunda-feira, 22/06, quando as duas equipes, da Vigilância Sanitária municipal e da FFERJ, já estarão em reunião para compatibilizar os protocolos o quanto antes".