PUBLICIDADE
Topo

Luizão: "O juiz ajudou bem a gente naquela Copa do Mundo de 2002"

Do UOL, em São Paulo

09/06/2020 16h33

O centroavante Luizão teve participação importante na classificação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2002, marcando dois gols em jogo decisivo das eliminatórias contra a Venezuela, além de ter sofrido o pênalti que resultou no gol da vitória sobre a Turquia, jogada no qual a arbitragem favoreceu o time brasileiro que viria a ser pentacampeão naquela campanha.

O ex-jogador lembra que o pênalti foi fora da área e fala em entrevista aos jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana no programa Os Canalhas sobre a ajuda da arbitragem à seleção brasileira na campanha em que o time comandado por Luiz Felipe Scolari se sagrou campeão.

"Foi bem canalha. O juiz ajudou bem a gente naquela Copa também. O meu pênalti foi fora da área totalmente, o gol do Wilmots [nas oitavas de final contra a Bélgica] em cima do Roque Júnior também, para mim, foi normal. É que a gente tinha que ser campeão mesmo, mas acho que o pênalti que eu sofri contra a Turquia, aquilo deu muita confiança para a gente", afirma Luizão (disponível no vídeo acima a partir de 37:03).

Além do gol anulado da Bélgica nas oitavas de final, Luizão conta como uma palestra apresentada na véspera da estreia na Copa do Mundo pelo ex-árbitro e então comentarista de arbitragem da Globo, Arnaldo Cezar Coelho, o ajudou a cavar o pênalti no 2 a 1 sobre a Turquia.

"Foi uma festa no vestiário, foi uma alegria, a gente viu que o povo brasileiro voltou a confiar na gente, a própria imprensa voltou a confiar na gente. A gente tinha tido uma palestra com o Arnaldo [Cezar Coelho] antes, uma noite antes, e falando da malandragem do jogador brasileiro e foi nisso que eu, a hora que o cara começou a me puxar fora da área, eu falei 'vou tentar levar o máximo para cair dentro da área para tentar sofrer o pênalti', e deu tudo certo graças a Deus", completa o ex-centroavante.

Jogador brasileiro com mais gols na Copa Libertadores, tendo sido o artilheiro de 2000, pelo Corinthians, com 15 gols marcados, além de decisivo nos títulos com o Vasco em 1998 e o São Paulo em 2005, Luizão também fala sobre suas inspirações, os gols mais importantes, os títulos mais marcantes da carreira, a derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014 e também sobre a escassez de centroavantes no futebol brasileiro atual. E ainda se ele gostaria ou não de ser técnico de futebol.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda semana em duas edições semanais, na terça-feira, às 14h, e na quinta-feira, às 18h, em transmissão ao vivo, ou gravado, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.