Topo

Gazeta irá reprisar último jogo de Garrincha no futebol no domingo

Folhapress
Imagem: Folhapress

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, de Aracaju

09/06/2020 04h00

A TV Gazeta, emissora de São Paulo com forte presença em outros estados, segue reprisando raridades esportivas nos domingos à noite, dentro do programa de debates "Mesa Redonda". No próximo domingo (14), o canal irá reexibir o jogo que marcou a despedida de Mané Garrincha dos gramados, realizado no Maracanã (RJ) no dia 19 de dezembro de 1973.

Batizado de "Jogo da Gratidão", a partida teve Garrincha em campo com a seleção brasileira da época, num jogo com mais de 150 mil pessoas no estádio. O confronto foi contra uma 'Seleção do Mundo', que contava com grandes craques estrangeiros dos anos 1970 que atuavam no Brasil, como o goleiro Andrada, o meia Pedro Rocha e o atacante Doval.

O Brasil com Garrincha venceu o amistoso de virada por 2 a 1. O gol inicial foi marcado pelo argentino Brindisi para a Seleção do Mundo. Os dois gols brasileiros foram marcados por Pelé - em uma grande jogada individual do Rei - e pelo zagueiro Luís Pereira. Garrincha saiu aos 30 minutos do primeiro tempo e foi ovacionado pelo público.

Todo a renda líquida da partida foi revertida para o próprio Mané Garrincha, que usou a renda para dar um pouco de conforto aos seus sete filhos. Com o valor de US$ 155 mil conseguidos na partida, o ídolo do Botafogo comprou sete apartamentos (um para cada filha), uma casa para ele na Barra da Tijuca, um carro e uma casa de shows em Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro.

Mesmo com o investimento e com o dinheiro arrecadado naquele dia, Garrincha acabou morrendo pobre em 20 de janeiro de 1983. Alcoólatra, o "Anjo das Penas Tortas" faleceu em decorrência dos problemas que tinha com a bebida desde que era muito novo.

A despedida de Garrincha será reprisada a partir das 21h, dentro do programa "Mesa Redonda", atração comandada por Flávio Prado. O jogo será reexibido na íntegra, com narração original de Peirão de Castro, grande nome da TV esportiva brasileira, que marcou época nos anos 60, 70 e 80, com passagens por Band e pela própria Gazeta.

A TV Gazeta de São Paulo pode ser sintonizada pelas antenas parabólicas em todo o país e também é transmitida ao vivo em seu site, 24 horas por dia. O canal também pode ser visto em operadoras de TV por assinatura. No Rio de Janeiro e em Manaus, por exemplo, o assinante Net/Claro pode sintonizar a Gazeta pelos canais 187 e 687. Já quem tem Vivo TV pode ver a emissora pelo canal 518 em grande parte do Brasil.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o jogo de despedida de Garrincha foi em 19 de dezembro de 1973 e não em 1983. O erro foi corrigido.