Topo

Dedé critica Ceni por avaliar jogadores por idade: 'Um dos maiores erros'

Zagueiro Dedé, em treinamento do Cruzeiro na Toca da Raposa - Bruno Haddad/Cruzeiro
Zagueiro Dedé, em treinamento do Cruzeiro na Toca da Raposa Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/05/2020 21h41

Para Dedé, zagueiro do Cruzeiro, um dos principais erros de Rogério Ceni enquanto comandante da Raposa foi "achar que, por idade, os jogadores não renderiam" como o treinador desejava.

Convidado do Bola da Vez, que vai ao ar hoje, às 22h, o jogador recordou a estreia de Ceni pela Raposa - vitória contra o Santos no Brasileiro de 2019 - e colocou o técnico como um dos culpados pelo rebaixamento do time mineiro.

"Eu acho que a situação do time dar uma descida, também tem uma parcela de culpa do Rogério Ceni. Ele teve muitas oportunidades... Não estou cornetando e nem falando mal dele. Mas ali não era só o trabalho tático e técnico do treinador. Tem o psicológico também. E estava muito inflamada essa situação psicológica", comentou o zagueiro.

Em relação ao desejo de Rogério de trabalhar com atletas mais jovens devido ao estilo de jogo que queria implementar do Cruzeiro, Dedé contou que a postura do ex-arqueiro deixou os veteranos 'mexidos'. Em sua passagem, Ceni deixou no banco atletas como Thiago Neves, Egídio e Robrinho.

"Um dos maiores erros do Rogério foi achar que, por idade, os jogadores não renderiam como ele queria. A gente teve um jogo que acho que foi maravilhoso, foi o jogo para a gente dar a arrancada, que foi contra o Santos, com o Sampaoli fazendo um dos melhores trabalhos, batendo em todo mundo. Fizemos um excelente jogo e ganhamos de 2 a 0, sem sustos", recordou Dedé, que seguiu:

"Logo após isso, acho que foi uma das coisas que o Rogério Ceni falhou. Não teve discussão minha com ele e nem de ninguém (sobre as mexidas na equipe). Isso foi deixando os jogadores mexidos com a situação. Acho que foi um passo errado dado pelo Rogério. Se soubesse uma forma de conduzir a situação, daria mais certo".

Alegando ter 'dado a vida' por Rogério, o zagueiro acredita que, apesar dos erros cometidos do Cruzeiro, o treinador crescerá no futebol:

"Como ele queria muito a velocidade, ele colocou na cabeça que não dava para jogar, por exemplo, Henrique e Ariel, dois jogadores mais lentos e cadenciados. E eu entendo a forma dele, tanto que dei a vida pelo Rogério Ceni no Cruzeiro, mas, no meu modo de pensar, acho que isso é avaliado por performance. Jogador que estiver dando a resposta, acho que é a chance do jogador", opinou Dedé.

"Eu tenho certeza que o Rogério vai crescer muito no futebol analisando algumas situações que ele cometeu no Cruzeiro. A gente aprende muito. Ele sabe o quanto eu me dediquei em prol do trabalho dele", completou.