Topo

Brasileiro detalha rigidez e desconfiança em retorno do Campeonato Alemão

Brasileiro Raffael está há sete temporadas no Borussia Mönchengladbach - Photo by Oliver Hardt/Bongarts/Getty Images
Brasileiro Raffael está há sete temporadas no Borussia Mönchengladbach Imagem: Photo by Oliver Hardt/Bongarts/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/05/2020 12h40Atualizada em 18/05/2020 13h50

Alegre com o retorno do Campeonato Alemão em meio à pandemia de coronavírus, o meia Raffael, do Borussia Mönchengladbach, detalhou hoje o protocolo adotado pelos clubes antes da volta aos gramados.

Convidado do Jogo Aberto, o brasileiro contou que, a princípio, os jogadores não acreditaram no retorno da competição. Raffael ainda relatou que, antes do jogo contra o Eintracht Frankfurt, o elenco ficou em um hotel e era testado a cada três dias.

"Foi uma semana de ansiedade para todos nós. Logo no treinamento, começar a ter contato com companheiros, com a bola, treino coletivo, foi bem gratificante para todos nós. A gente ficou muito alegre com a volta do Campeonato Alemão, em poder estar competindo novamente", disse Raffael.

"As coisas foram bem rígidas. A gente chegou e já fez o exame. Tivemos que ficar num hotel durante a semana, fazendo teste a cada três dias. Foi sacrificante, mas valeu a pena", contou o jogador.

"Quando foi anunciado que voltaria a jogar, muita gente não acreditou. Nós mesmos não acreditamos que poderia voltar assim. O mundo parado e a gente voltando a jogar, mas, com o passar dos dias, a gente foi se acostumando com a notícia. Não tivemos receio de entrar em campo e ter contato com o adversário", completou.

Em relação aos deslizes nas celebrações de gols, Raffael afirmou que, apesar da dificuldade, os atletas precisam 'se conter'. De acordo com o protocolo, os jogadores não devem comemorar os tentos em grupo. Na primeira rodada pós-paralisação, porém, alguns atletas celebraram trocando abraços e beijos.

"É difícil se conter naquele momento, que é o momento máximo do futebol, mas a gente tem que obedecer às regras e se conter", falou.