Topo

Máscaras de um lado, abraços do outro: o futebol volta em meio à pandemia

Do UOL, em São Paulo

18/05/2020 04h00

O final de semana marcou o retorno do futebol da elite europeia em meio à pandemia de coronavírus que paralisou todas as principais ligas do mundo. O Campeonato Alemão foi o pioneiro, com dez jogos da rodada entre sábado e domingo. A partidas ficaram marcadas tanto pelos cuidados e precauções extras nos bastidores quanto por atitudes dentro de campo que foram contra as orientações sanitárias - como abraços em comemorações.

Depois de dois meses sem jogos, a Bundesliga voltou sem público nos estádios e com um protocolo que incluiu distanciamento entre trabalhadores de logística e transmissão, máscara até para jogadores no banco de reservas e recomendações para evitar contatos desnecessários em campo, especialmente na hora de celebrar um gol. Ainda assim, houve alguns desrespeitos a esta última orientação.

Matheus Cunha - Thomas Kienzle/Pool via Getty Images - Thomas Kienzle/Pool via Getty Images
Brasileiro Matheus Cunha não conseguiu evitar o contato com os colegas após marcar para o Hertha
Imagem: Thomas Kienzle/Pool via Getty Images

O zagueiro Boyata, do Hertha Berlim, deu um beijo no rosto do volante Grujic após o companheiro de time fazer o primeiro gol da vitória por 3 a 0 sobre o Hoffenheim. No mesmo jogo, o brasileiro Matheus Cunha acabou se envolvendo em um abraço após fazer um golaço. Já Marcus Thuram, do Borussia Mönchengladbach, foi outro que fugiu das normas sanitárias ao colocar o rosto bem perto de um colega após marcar contra o Eintracht Frankfurt.

A liga alemã anunciou que não vai punir os jogadores porque o protocolo de evitar contato nas comemorações tem caráter apenas de orientação. Todos os jogadores que entraram em campo foram testados para covid-19. Já o retorno do público aos estádios ainda não tem data para acontecer.

Fotógrafo de máscara - Tobias Hase/Pool via Getty Images - Tobias Hase/Pool via Getty Images
Fotógrafo de máscara durante partida do Campeonato Alemão
Imagem: Tobias Hase/Pool via Getty Images