Topo

Grêmio e Inter afinam parceria para manter treinos em meio à pandemia

Romildo Bolzan, presidente do Grêmio, e Marcelo Medeiros, mandatário do Inter, em jantar de confraternização  - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Romildo Bolzan, presidente do Grêmio, e Marcelo Medeiros, mandatário do Inter, em jantar de confraternização Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/05/2020 04h00

Grêmio e Internacional estão agindo em conjunto desde a volta aos treinos, na semana passada. Amparados pelo decreto municipal que liberou atividades com distanciamento, os clubes iniciaram contatos e troca de informações para elaborar os protocolos de prevenção adotados nos CT's no combate ao coronavírus. Também existe colaboração mútua no âmbito político e de comunicação.

Os rivais explicitaram o alinhamento no final de semana, com notas oficiais idênticas sobre suspensão de treinos e posterior retomada de atividades.

A boa relação entre Romildo Bolzan Jr. e Marcelo Medeiros, presidentes de Grêmio e Internacional, respectivamente, foi a porta de entrada para a parceria. Os dirigentes passaram a dialogar sobre o quadro do novo coronavírus no futebol ainda em março.

A partir de abril, a conversa avançou e passou a englobar os médicos que atuam na Arena do Grêmio e no estádio Beira-Rio. Foram realizadas videoconferências e chamadas telefônicas para trocar ideias sobre os processos sanitários e de logística.

Também existe conversa entre Rodrigo Caetano e Klauss Câmara, executivos de futebol de Inter e Grêmio, respectivamente. A dupla troca informações sobre reuniões nacionais, atividades do dia a dia e temas ligados aos contratos de atletas.

"É um processo natural e sadio. Construímos juntos com troca de informações, experiências", disse Bolzan Jr.. "Alinhamos o cancelamento dos treinos de segunda de manhã, depois alinhamos a nota de retomada das atividades. É um alinhamento automático pelo interesse mútuo", completou o presidente do Grêmio.

O trabalho em conjunto recebeu reconhecimento da CBF, por meio do departamento médico. O endosso da confederação com relação aos planos para treinos físicos foi apresentado ao governo do estado no final de semana. A visão ajudou os clubes a manterem atividades, mesmo com novo decreto estadual e atualização na classificação de regiões com casos oficiais de Covid-19.

A agenda de Grêmio e Internacional segue ao longo da semana, mesmo sem nenhuma previsão de retorno dos jogos oficiais. O argumento dos dois lados é que os treinos ajudam a manter o nível de alto rendimento nos atletas.

No Grêmio, Diego Souza e dois funcionários testaram positivo para o novo coronavírus. O atacante está em quarentena no Rio de Janeiro e os colaboradores em isolamento no Sul.

No Inter, nenhum jogador ou integrante do departamento de futebol teve diagnóstico da doença.

Em março, Bolzan e Medeiros testaram positivo para o vírus. Outros dirigentes, de ambos os lados, também registraram sintomas. Funcionários igualmente apresentaram sinais da doença. Os clubes trataram o jantar às vésperas do Gre-Nal da Copa Libertadores, na Arena, como marco zero de contágio.