Topo

Santos

Jesualdo revela papo entre técnicos sobre medidas para volta do Paulistão

Técnico Jesualdo, do Santos, observa o duelo contra o Corinthians - Daniel Vorley/Daniel Vorley/AGIF
Técnico Jesualdo, do Santos, observa o duelo contra o Corinthians Imagem: Daniel Vorley/Daniel Vorley/AGIF

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

11/05/2020 11h54

O técnico Jesualdo Ferreira, do Santos, revelou uma conversa que os treinadores que trabalham em times que disputam o Campeonato Paulista tiveram no fim do mês passado projetando medidas a serem tomadas quando fosse autorizado o retorno da competição estadual.

O português colocou quatro ideias em discussão no papo que se deu via uma "rede de comunicação", como escreveu Jesualdo em sua coluna no jornal "O Jogo", de Portugal.

"Aqui no Brasil, quando foi da iminência do regresso da competição, aí por meados de abril, num grupo privado de uma rede de comunicação dos treinadores do Campeonato Paulista em que eu estava inserido, naturalmente, sugeri algumas medidas que entendia, e entendo, como essenciais para um regresso seguro", pontuou o português.

O comandante santista dividiu em quatro tópicos suas sugestões. Dentre eles já estava a mudança oficializada recentemente pela FIFA, permitindo cinco substituições por jogo. Jesualdo ainda segure uma alteração extra para o goleiro.

"1 - Segurança: exames e controle semanal de todos os participantes. 2 - O treino e o trabalho de campo: tempo para treinar suficiente para rendimento e prevenção de lesões. 3 - A competição: calendário do Paulistão e relacionamento com as restantes competições para que haja harmonia e sequência no trabalho dos jogadores. 4 - Ajuda à competição: permitir aumentar para cinco, mais o guarda-redes, o número de substituições para esta prova garantindo a maior participação de jogadores e permitir assim melhores recuperações entre jogos, que vão ser muito curtas. Podemos com isso aumentar os ritmos competitivos e baixar o risco de lesões", escreveu.

Jesualdo ainda lembra que já havia falado sobre um aumento no número de substituições em fóruns da UEFA quando trabalhava no Porto (POR). Ele acredita que o aumento no número das alterações será benéfico para o futebol.

Ainda não há previsão de retorno das competições no Brasil. O Santos informou, de forma oficial, que só retomará os treinamentos com a autorização das autoridades.

Santos