Topo

OPINIÃO

Mauro: "Corinthians fez aposta e não foi barata. Ronaldo custou uma grana"

Do UOL, em São Paulo

29/04/2020 04h00

O Corinthians conseguiu estruturar seu Centro de Treinamento e se estabilizou após a volta da Série B do Brasileirão ao contratar o atacante Ronaldo, que treinava nas dependências do Flamengo, na Gávea, enquanto se recuperava de lesão após a passagem pelo Milan. O negócio mudou o patamar da marca corintiana e ajudou na exposição internacional do clube.

No podcast Posse de Bola #30, Mauro Cezar Pereira analisa a aposta do Corinthians em Ronaldo e cita também o custo ao clube, algo que o Flamengo, então presidido por Márcio Braga, não conseguiria arcar na época.

"O Corinthians fez uma aposta, não foi barata, porque o Ronaldo custou uma grana. Boa parte daqueles anúncios foi quando, pela primeira vez, um clube brasileiro poluiu o uniforme com vários patrocínios e eles eram a maior parte, tirando o master, para pagar o Ronaldo. E foi caro", afirma Mauro Cezar (disponível no vídeo acima a partir 20:59).

"Deu um retorno técnico por curto período, mas deu um retorno legal de imagem para o clube e isso é inegável, uma projeção e tudo mais. Foi uma boa sacada, com acertos, com erros. Não foi melhor porque ele mesmo relaxou depois, estava muito pesado outra vez e aí não conseguia jogar, tanto que o último jogo dele foi a eliminação para o Tolima [na fase preliminar da Libertadores de 2011]. Foi o último jogo da carreira profissional do Ronaldo", completa o jornalista.

Mauro compara também a identificação de Ronaldo com Flamengo, clube que o jogador se dizia torcedor, e o Corinthians, no qual se tornou ídolo durante sua passagem, entre 2009 e 2011, quando decidiu encerrar a carreira.

"O Ronaldo nunca teve identificação. Ele ía às vezes e via um jogo, que nem ele hoje vai em Itaquera. Quantas vezes ele vai em Itaquera? Ele vai na final. A última vez que eu me lembro que ele esteve lá foi quando o Corinthians estava na bica para ser campeão brasileiro. Agora, ele vai lá quando joga contra o Santo André? Só para dar as caras de vez em quando? Mesmo quando está em São Paulo. Vai lá para ver um jogo qualquer? Ele não vai, ele vai quando está todo mundo lá, 'o Timão vai ser campeão'. Opa, é a hora de aparecer, o Ronaldo está lá", finaliza Mauro.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.