Topo

Corinthians

Despedida do Corinthians do Pacaembu para ida a Itaquera completa 6 anos

Romarinho em ação pelo Corinthians em partida contra o Flamengo, na despedida alvinegra do Pacaembu - Reinaldo Canato/UOL
Romarinho em ação pelo Corinthians em partida contra o Flamengo, na despedida alvinegra do Pacaembu Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

27/04/2020 04h00

A relação entre Corinthians e Pacaembu ganhou um capítulo de despedida há exatos seis anos. No dia 27 de abril de 2014, data do aniversário de 74 anos do estádio, o time alvinegro venceu o Flamengo por 2 a 0. Semanas depois, inauguraria uma nova era com a abertura da Arena Corinthians.

O triunfo sobre o Flamengo, válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, acabou marcado por homenagens de torcedores nas arquibancadas, com faixas e cartazes de agradecimento ao estádio. Em campo, o Corinthians fez 1 a 0 no primeiro tempo, com Guilherme. Gil ampliou na etapa final.

Até a despedida e a partida rumo à Arena Corinthians, o time corintiano disputou 1.687 partidas no Pacaembu, com 966 vitórias, 395 empates e 326 derrotas, de acordo com o Almanaque do Timão, do jornalista Celso Unzelte. Mesmo depois da abertura do estádio em Itaquera, a equipe voltou ao Pacaembu em outras 12 oportunidades.

Quatro delas como mandante. A primeira em 2016, durante os Jogos Olímpicos do Rio, em um empate por 1 a 1 com o Cruzeiro. As outras no começo da temporada 2018, quando o gramado da Arena Corinthians foi trocado. O time corintiano perdeu para a Ponte Preta por 1 a 0 e derrotou Ferroviária (2 a 1) e São Paulo (2 a 1).

Em oito ocasiões após a despedida, o Corinthians atuou no Pacaembu como visitante. Em três jogos contra o Palmeiras, mesmo número de duelos com o Santos. Fecham a conta confrontos com o Bragantino e São Caetano, ambos em 2018.

Corinthians - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Torcedores do Corinthians mostram cartaz em jogo de despedida do Pacaembu
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

A estreia do Corinthians no Pacaembu aconteceu no dia 28 de abril de 1940, um dia depois da abertura oficial do estádio. Àquela altura, o time alvinegro mandava os jogos no Parque São Jorge, estádio inaugurado pelo clube em 1928 - antes, o time atuava na Ponte Grande, que também era de sua propriedade.

Ao longo dos anos, porém, o Corinthians atuou mais vezes no Pacaembu, mesmo com o Parque São Jorge à disposição. O último jogo na Fazendinha, como também é chamado, foi em 2002.

Na Arena Corinthians, a equipe alvinegra já atuou 200 vezes, com 123 vitórias, com 54 empates e 23 derrotas. Na última partida, disputada no dia 15 de março, a equipe ficou no 1 a 1 com o Ituano, em duelo válido pela décima rodada do Paulistão.

Corinthians