Topo

Zico pede ousadia a Tite e seleção brasileira inspirada no Flamengo

Zico, ex-jogador do Flamengo - Masashi Hara/Getty Images
Zico, ex-jogador do Flamengo Imagem: Masashi Hara/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/04/2020 13h59

Convidado do Jogo Aberto desta segunda-feira, Zico acredita que a seleção brasileira deveria ter como base o time do Flamengo. Afirmando que falta 'ousadia' ao Brasil de Tite, o ídolo rubro-negro aconselhou o treinador a se inspirar no estilo de jogo do atual campeão brasileiro e da Libertadores.

"Eu acho que falta ousadia. Seleção brasileira tem que prensar adversário e correr risco lá atrás. Eu também gosto do Tite, adoro ele, é um ser humano espetacular e eu acho que ele montou um time, por um período, que deu certo, mas acho que ele precisa mudar. Se hoje bom é o que o Flamengo está fazendo, vamos junto. Vamos usar o maior número de jogadores do Flamengo, essa filosofia de intensidade de marcação", analisou o Galinho, que seguiu:

"Se hoje o melhor é o Flamengo, a base tem que ser o Flamengo. Você não pode colocar jogadores que estão lá na Europa e não estão bem só porque eles jogam na Europa e em grandes times. Não vejo essa necessidade. Seleção, para mim, é quem está bem no momento, não o que fez há dois, três anos".

O ex-jogador ainda defendeu que a seleção brasileira não pode depender de Neymar, atacante do Paris Saint-Germain:

"Neymar é o melhor jogador do futebol brasileiro. Agora, sem essa pressão de ele ter que resolver a seleção brasileira. A seleção brasileira, nas vezes que foi campeã, os grandes resolveram, mas sem dar pressão, com os outros do lado, ajudando. Tem que ser assim na seleção. Não pode criar um sistema em função do Neymar, porque se ele não joga ou é neutralizado, acaba a seleção. Eu acho que isso que, nos últimos anos, o Brasil sofreu um pouco, por essa pressão de ele ter que resolver tudo por ser o melhor".

Exímio batedor de faltas, Zico colocou Messi como o melhor cobrador na atualidade. Entre os brasileiros, o posto é de Neymar, que, segundo o Galinho, precisa se dedicar mais à bola parada.

"O melhor batedor de falta do mundo, para mim, é o Messi. Brasileiro, para mim, é o Neymar. Só que o Neymar poderia se aprimorar um pouco mais, treinar um pouco mais. Não é porque você sabe bater que a bola vai entrar sempre. Eu acho que se ele usasse um pouco do tempo dele para treinamento de falta, eu acho que a pontaria dele ficaria ainda mais calibrada. Talento, Deus dá para a gente, mas você tem que aprimorar", comentou.