Topo

Dorival Jr recorda episódio entre Neymar e Renê Simões e elogia craque

Dorival Jr. comanda o Athletico contra o Colo-Colo em partida da Libertadores - REUTERS/Ivan Alvarado
Dorival Jr. comanda o Athletico contra o Colo-Colo em partida da Libertadores Imagem: REUTERS/Ivan Alvarado

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/04/2020 13h01

Convidado do Sportscenter desta segunda-feira, o técnico Dorival Jr recordou o episódio entre Neymar, na época, atacante do Santos, e Renê Simões, então comandante do Atlético-GO, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 2010. Após ver o craque descumprir ordens e xingar seu treinador, Renê afirmou que 'estávamos criando um mostro'.

Quase dez anos depois, Dorival, hoje no Athletico-PR, relembrou a rápida acessão do atacante, atualmente no Paris Saint-Germain, e chamou a polêmica com Renê de 'fato isolado'.

"Foi um fato isolado. Eu entendo a colocação do Renê, eu entendo o que ele falou. Agora, eu acho que o Neymar vem num processo de evolução. Eu espero que ele foque cada dia mais e melhor na sua carreira. É um jogador excepcional, diferenciado, um dos três maiores jogadores do mundo neste momento. O Brasil tendo um jogador com essa qualidade, nós temos que acreditar que a qualquer momento ele vá realmente deslanchar na sua carreira. Vem conseguindo isso ao longo do tempo, mas ainda pode fazer muito mais pelo futebol brasileiro e por ele próprio", disse Dorival.

Relembrando sua passagem pelo Peixe, o treinador contou que, após o primeiro treinamento, já sabia que o time, montado a partir da dupla Neymar e Paulo Henrique Ganso, entraria para a história do clube.

"Aquela equipe começou a encantar desde o primeiro treinamento. No primeiro treinamento que eu fiz com aquela equipe, já com bola, eu parei o treinamento depois de 25 minutos de trabalho e falei que aquele grupo marcaria época no clube. Acabou que aquela equipe fez o Brasil todo dançar, fez o Brasil todo se emocionar", falou Dorival, que seguiu:

"Houve uma mudança muito grande na própria vida do Neymar. Ele passou de uma jovem promessa, em três meses, para um dos jogadores mais observados do país. Aonde o ônibus do Santos parava, aparecia gente de todos os lados aguardando a saída dos jogadores, principalmente no Neymar, do Paulo, no André, do Robinho... Chamavam muito a atenção por tudo que estava acontecendo com a equipe. Você já sendo um atleta mais experiente você talvez sentisse, e muito, tudo o que estava acontecendo, imagine um garoto com 16, 17 anos, tendo praticamente começado a deslumbrar toda uma possibilidade".