Topo

OPINIÃO

Mauro: "Cartola acha que tem que pagar sócio-torcedor como se fosse dízimo"

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 12h00

Com o futebol parado devido à pandemia do novo coronavírus, os clubes estão procurando alternativas para honrar com seus compromissos financeiros e também formas de evitar a perda de adesões aos programas de sócio-torcedor. Sem jogos de futebol, o cancelamento dos planos é uma preocupação para os dirigentes dos clubes brasileiros.

No podcast Posse de Bola #28, Mauro Cezar Pereira faz uma crítica aos planos de sócio-torcedor dos clubes brasileiros por eles não oferecerem muito além de ingressos para jogos, o que os torna reféns do calendário.

"Como são ruins os planos de sócio-torcedor no Brasil. Especialmente se você pensar que eles só contemplam uma coisa, ingresso para jogo, e mais nada. Não existem outros atrativos, é só isso. E vários clubes brasileiros, clubes grandes, têm torcedores espalhados pelo Brasil, ou seja, existem torcedores do Corinthians que não moram em São Paulo, do Palmeiras, do Flamengo que não moram no Rio, aliás, a maioria da torcida do Flamengo nem mora no Rio de Janeiro, do Grêmio que mora fora de Porto Alegre. Então, tirando ingresso o que sobra? Muito pouco", afirma Mauro.

"E aí quando você vê agora os jogos interrompidos, não está acontecendo jogo nenhum, os programas de sócio-torcedor se transformam em um problema porque não há apelo para que o cara continue pagando. Muitos cancelamentos estão acontecendo, os clubes não revelam isso, mas você conversando com as pessoas em off e elas revelam. De fato, os clubes estão preocupados porque está caindo, as pessoas estão cancelando. Por que eu vou ficar pagando isso?", completa o jornalista.

Mauro critica a forma como os dirigentes se preocupam apenas com os valores que os torcedores pagam e não oferecem mais do que ingressos para os jogos dos clubes.

"Tem dirigente que acha que o torcedor tem que pagar o sócio-torcedor, o programa, como se fosse um dízimo. Fica dando dinheiro para o clube a troco de nada. O torcedor quer alguma coisa em troca, nem que seja um pouco de carinho, um pequeno lembrete, alguma coisa, mas os programas são muito fracos em sua maioria", finaliza.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.