Topo

Botafogo

Taça que Botafogo iguala a Mundial não tem esse valor para Bangu e Cruzeiro

Bangu conquistou mesmo torneio que o Botafogo, mas se considera campeão mundial em outra competição - Divulgação
Bangu conquistou mesmo torneio que o Botafogo, mas se considera campeão mundial em outra competição Imagem: Divulgação

Bruno Braz e Enrico Bruno

Do UOL, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte

11/04/2020 04h00

O campeonato que o Botafogo conquistou três vezes e que considera ser equivalente ao Mundial não é exclusividade do clube no Brasil. Além dele, foram campeões também o Cruzeiro, em 1970, e o Bangu, em 1958. O Alvirrubro, porém, ataca em outra frente e utilizará um torneio diferente para tentar provar que também é um campeão do mundo. Já os mineiros não tratam o tema como prioridade.

A competição que o Bangu reivindicará é a Internacional Soccer League, disputada em 1960 nos Estados Unidos.

Com supervisão do então secretário-geral da Fifa, Stanley Rous, o torneio exaltado pelo Bangu reuniu equipes como Bayern de Munique, Sampdoria, Sporting, Estrela Vermelha, Rapid Viena, entre outros.

Sob a batuta de Ademir da Guia, os banguenses foram campeões invictos, avançando na fase de grupos com quatro vitórias e um empate, incluindo goleadas por 4 a 0 sobre a Sampdoria e 5 a 1 sobre o Sporting. Na final, venceram os escoceses do Kilmarnock por 2 a 0, com dois gols de Válter.

Presidente atual do Bangu, Jorge Varela afirmou ao UOL Esporte que o clube está reunindo provas e documentos para reivindicar junto a Fifa:

"Estamos preparando material suficiente para requerermos o título mundial de 1960".

No site oficial do Bangu, porém, a conquista já é considerada desta forma.

No caso do Troféu Triangular de Caracas, que o Botafogo considera Mundial, o Alvirrubro bateu o Malmö, da Suécia, na final.

Cruzeiro não trata título como prioridade

O Cruzeiro, outro brasileiro campeão do torneio venezuelano, inicialmente não irá pegar carona com o Botafogo. Em seu site oficial, o clube mineiro não faz qualquer menção a título mundial e não tem nenhum material de destaque sobre a conquista sobre o Porto (POR), em 1970..

Em nota ao UOL Esporte, a diretoria diz que não trata o tema como uma prioridade no momento:

"Neste momento, o Cruzeiro Esporte Clube tem como prioridades passar por este momento de dificuldades imposto pela pandemia de COVID-19 da maneira que menos afete o clube, assim como fortalecer a equipe principal para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, com o objetivo de voltar para a primeira divisão do campeonato nacional. Já no âmbito político, os gestores que estão atualmente no Cruzeiro trabalham arduamente para que o próximo presidente do clube assuma o comando com a instituição muito mais equilibrada e viável em todos os aspectos. Desta forma, este tema não está entre as prioridades do Cruzeiro atualmente".

Siga o UOL Esporte no

Botafogo